Universo do Cuidado

16. novembro 2021

Massagem facial: benefícios para a pele

Massagem facial: benefícios para a pele

A massagem facial é uma ótima prática de autocuidado e oferece muitos benefícios para a pele. Com as técnicas adequadas, é possível relaxar e melhorar o aspecto do rosto, além de prepará-lo para a aplicação da maquiagem. Confira neste post como realizar a massagem facial.

Benefícios da massagem facial

Existem inúmeros benefícios de fazer a massagem facial com frequência. Utilizando os movimentos e a pressão correta, é possível estimular a circulação sanguínea e de oxigênio e potencializar a produção de colágeno, responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele. Além disso, a massagem promove uma drenagem linfática que pode desinchar o rosto e diminuir a tensão muscular.

Essa prática também desobstrui os poros e ajuda a diminuir manchas e cicatrizes de acne, bem como sinais da idade. Outro benefício é promover um momento de relaxamento em meio à rotina para cuidar de si.

Como fazer a massagem facial

A massagem facial leva apenas alguns minutos e pode ser feita em qualquer momento, como antes da aplicação da maquiagem ou à noite, antes de dormir. Primeiramente, é essencial que o rosto e as mãos estejam limpos. Será necessário ainda um produto cosmético para facilitar os movimentos, como um sérum, creme hidratante ou óleo específico para o seu tipo de pele.

O que oferece os melhores resultados na massagem facial é aplicar a pressão correta. Com o dedo anelar ou médio, pressione ao redor dos olhos: acima das sobrancelhas, na pálpebra superior e abaixo dos olhos. Iniciar os movimentos nessa região estimula a drenagem no restante do rosto. Existem várias técnicas para a automassagem, com objetivos diferentes. Aprenda alguns dos movimentos mais utilizados:

  • Movimento effleurage: usado em várias técnicas com o objetivo de relaxar os tecidos. Com os dedos ou a palma das mãos, faça movimentos suaves e circulares.
  • Massagem antissinais: com os dedos anelares e médios, pressione a testa para cima, direcionando o movimento para fora, no sentido do cabelo.
  • Massagem firmadora: faça movimentos circulares com os dedos por todo o maxilar, do queixo para as bochechas, até as têmporas.
  • Massagem no pescoço: finalize a massagem facial levando o possível excesso de cosmético para o pescoço, pressionando suavemente a região com as mãos, de baixo para cima.

Ao fazer a massagem facial pelo menos três vezes na semana, sua pele ficará com um aspecto mais bonito e saudável. Para um cuidado extra, você pode ainda finalizar com uma máscara de argila.

Leia mais: Como manter a pele hidratada no inverno

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário