Universo do Cuidado

05. outubro 2021

Óleos essenciais e os benefícios para a saúde

Óleos essenciais e os benefícios para a saúde

Muitos aromas naturais, além de agradáveis, contribuem para o bom funcionamento do organismo. Esse é o campo de estudo da aromaterapia, prática que tem cada vez mais adeptos. Confira o que são os óleos essenciais e os benefícios para a saúde.

O que são os óleos essenciais

Os óleos essenciais estão presentes nas plantas e são produzidos para a autodefesa delas. As folhas passam por um processo de prensagem ou destilação para a extração do líquido, resultando em uma composição altamente concentrada. Esse ativo é então diluído em óleos carregadores, como o de jojoba ou de coco, e assim pode ser utilizado de diversas maneiras.

Utilizar óleos essenciais na rotina pode ajudar a dormir melhor, a relaxar e a melhorar o aspecto da pele e dos cabelos, por exemplo. Alguns dos compostos mais utilizados são:

  • Lavanda: acalma, melhora a qualidade do sono, é analgésico e repele insetos.
  • Alecrim: melhora a memória, é antioxidante e contribui para o crescimento capilar.
  • Melaleuca: é antifúngico, bactericida e auxilia a cicatrização.
  • Ylang ylang: melhora o humor, reduz a pressão arterial e ajuda na digestão.

Benefícios para a saúde

A aromaterapia defende que a proporção adequada de cada óleo essencial pode promover bem-estar físico e mental. As fragrâncias agem no sistema límbico, com efeitos positivos para várias áreas do organismo.

Como utilizar os óleos essenciais

É possível utilizar os óleos essenciais de várias maneiras, como em um difusor de ambientes ou via inalação. Além disso, podem ser aplicados diretamente sobre a pele, por meio de banhos ou massagem terapêutica. Muitas pessoas utilizam os óleos de alecrim e limão na limpeza geral da casa, incorporando os aromas em todos os cômodos e potencializando sua ação de repelir os insetos. 

Por fim, é interessante investir em óleos essenciais de boa qualidade, derivados de um processo natural sem adição de químicos. Gestantes, lactantes e pessoas com sensibilidade na pele precisam ter atenção especial ao utilizarem a aromaterapia.

Leia mais: Cronobiologia: dicas para ter mais produtividade

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário