Universo do Cuidado

07. setembro 2021

Cronobiologia: dicas para ter mais produtividade

Cronobiologia: dicas para ter mais produtividade

Você provavelmente já conheceu pessoas que relatam facilidade para se levantar no início da manhã ou que preferem acordar mais tarde e ficar ativas no período da noite. Essa variação na rotina de horários é estudada pela cronobiologia, que pode influenciar na capacidade de concentração e em vários outros aspectos relacionados à saúde. Entenda o que é essa área da ciência e como ela pode ajudar a ter mais produtividade.

O que é a cronobiologia?

Todos os seres humanos têm predisposição a um certo ciclo de horários regidos pela natureza para acordar, trabalhar, alimentar-se e descansar. A cronobiologia é a ciência que estuda o relógio biológico e como esse padrão pode afetar a vida das pessoas. Como todos têm perfis determinados pelo DNA, as variações no cronotipo (ritmo biológico) são comuns e muito importantes para a fisiologia.

De acordo com a cronobiologia, existem pelo menos três perfis diferentes:

  • Matutino: pessoas que concentram a maior parte da atenção no início da manhã
  • Intermediário: pessoas mais produtivas durante o fim da manhã e o início da tarde
  • Vespertino ou noturno: quem se sente com mais energia durante o período da tarde ou à noite

Esses ritmos biológicos são percebidos na própria rotina e podem variar ao longo da vida. Os bebês costumam ser matutinos; os adolescentes, vespertinos; os adultos, intermediários; e os idosos voltam a ser matutinos. É importante entender qual é o seu ritmo biológico para organizar a rotina seguindo esse padrão. Além de ter mais produtividade, seguir o cronotipo auxilia na regulação do metabolismo, prevenindo doenças.

Cronobiologia e produtividade

A relação entre a Cronobiologia e produtividade

Entender o ritmo pessoal permite adequar os horários de dormir para que o sono seja mais reparador, bem como encaixar as demandas ao longo do dia nos momentos em que o foco é maior, de modo a alcançar mais produtividade. Uma vez que o ritmo biológico é respeitado, garante-se uma melhor qualidade de vida. Confira algumas maneiras de implementar a cronobiologia na prática.

Descubra o seu cronotipo

Observe durante alguns dias quais são os horários em que você se sente mais atento e desperto. Essas janelas provavelmente representam o seu cronotipo. Se os seus compromissos diários permitirem, busque adaptar a sua rotina o melhor possível ao seu ritmo biológico.

Reserve as demandas mais difíceis para o horário de mais atenção

Naturalmente, reservar os momentos de maior atenção para as tarefas mais complexas irá ajudar a aumentar a produtividade. Assim, se você é uma pessoa matutina, priorize o primeiro horário para realizar as principais atividades do dia. Do mesmo modo, perfis vespertinos podem deslocar as tarefas mais difíceis para a noite.

Cumpra atividades simples quando se sentir cansado

Os horários de menor produtividade podem ser ocupados com atividades mais simples e curtas. Assim, de certa maneira, você guarda energia de acordo com seu ritmo biológico e estará descansado nos horários em que precisar de mais atenção.

Leia mais: Dicas para ter mais disposição e energia

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