Universo do Cuidado

25. maio 2021

Benefícios para a saúde de consumir chás diariamente

Benefícios para a saúde de consumir chás diariamente

Bebida saborosa e aconchegante, o chá é consumido tradicionalmente todos os dias em muitos países e esteve presente também na história das civilizações antigas. Isso porque, além de versátil, o chá oferece vários benefícios para a saúde.

As infusões podem ser muito efetivas para aliviar sintomas de diversas doenças, aquecer o corpo e relaxar. Os chás verde, branco, preto e vermelho, por exemplo, contêm ativos como a catequina, que tem poderosa ação antioxidante. Já outros polifenóis presentes melhoram os níveis de concentração e energia, além de diminuir o risco de doenças vasculares. É importante ressaltar, porém, que alguns chás não são indicados para gestantes.

Benefícios de consumir chás diariamente

Efeito calmante

Os chás, em sua maioria, reduzem os níveis do hormônio cortisol (indicador de estresse) na corrente sanguínea, promovendo ação relaxante e o equilíbrio mental. A bebida contribui ainda para a concentração e a produtividade.

Melhor qualidade do sono

Para quem enfrenta dificuldades para ter uma noite de descanso tranquila, consumir chás diariamente ajuda a combater a insônia. Procure infusões de ervas calmantes, como camomila ou cidreira, que auxiliam na redução do estresse e promovem o relaxamento do corpo, melhorando a qualidade do sono.

Desintoxicação do organismo

Pessoa tomando chá para melhorar a saúde - SEPAC

Os chás são ricos em radicais livres, substâncias responsáveis por acelerar o processo de renovação celular. Assim, quando consumida frequentemente, a bebida auxilia no combate ao envelhecimento do organismo, pois elimina toxinas que podem afetar a saúde.

Aumento da imunidade

Pesquisas apontam que os chás contêm um aminoácido chamado L-teanina, que tem efeito positivo no fortalecimento do sistema imunológico. Esse composto ajuda na prevenção de doenças virais ou bacteriológicas, além de atenuar problemas respiratórios.

O chá ideal para cada momento do dia:

  • Mais ânimo: chá-verde, preto, vermelho ou branco
  • Dormir melhor: camomila, cidreira, hortelã
  • Melhorar a digestão: erva-doce, alecrim, erva-cidreira, boldo
  • Amenizar sintomas de resfriado: gengibre, limão, anis-estrelado

Além dos vários benefícios para a saúde, o consumo diário de chás é uma ótima maneira de se manter hidratado, principalmente nos dias mais frios, quando em geral se bebe menos água.

Leia também: Os benefícios da hidroginástica para a saúde

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário