Universo do Cuidado

23. dezembro 2020

5 dicas de decoração da casa para pessoas alérgicas

5 dicas de decoração da casa para pessoas alérgicas

Períodos com mudanças constantes de clima podem ser delicados para quem tem doenças alérgicas respiratórias. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de um terço da população brasileira apresenta algum tipo de alergia, seja respiratória (asma alérgica, rinoconjuntivite, sinusite) ou de pele (dermatites atópicas ou de contato).

Muitas vezes, os fatores que desencadeiam as reações estão dentro do próprio lar. No post de hoje, leia cinco dicas de decoração da casa para pessoas alérgicas.

Evite o uso de tapetes

Os carpetes e tapetes, em sua maioria, são produzidos com lãs e tecidos fibrosos que tendem a acumular poeira, criando um ambiente propício para a proliferação dos ácaros. Se desejar adquirir tapetes, cortinas ou almofadas, dê preferência aos modelos que podem ser facilmente lavados, como de tecidos sintéticos, por exemplo.

A dica é realizar a limpeza periódica do tapete, seja através de uma empresa especializada ou utilizando o aspirador de pó, capaz de limpar com mais profundidade do que a vassoura.

Opte por móveis embutidos

Os armários tradicionais também são responsáveis pelo acúmulo de poeira no topo, nas laterais, etc. Por isso, se couber no orçamento, indica-se a contratação de uma empresa para planejar e instalar armários embutidos. Dessa forma, você diminui as áreas que não consegue alcançar e são propícias à proliferação de ácaros.

Caso você prefira os móveis tradicionais, a dica é posicioná-los a uma distância de pelo menos 5 centímetros da parede, para evitar o mofo.

Evite o excesso de objetos decorativos

Um ambiente claro, apenas com o essencial, é a melhor opção para que os alérgicos não tenham contato com a poeira. O ideal é manter os cômodos livres, sem muitos objetos decorativos. No caso de quartos com brinquedos, livros e pelúcias, determine um armário somente para armazenar esses artigos.

Dê preferência a revestimentos fáceis de limpar

Quem pretende construir ou reformar um imóvel tem a possibilidade de priorizar um piso de fácil limpeza, como é o caso dos revestimentos frios: porcelanato, laminado e cerâmica. Já as paredes devem receber materiais preferencialmente lisos, uma vez que as texturas rugosas acumulam pó. Uma alternativa é fazer uso de tintas antialérgicas ou papéis de parede laváveis, encontrados facilmente em lojas especializadas.

casal limpando a casa juntos - SEPAC

Mantenha a casa limpa e arejada

Deixe portas e janelas abertas para uma melhor circulação do ar entre os cômodos da casa. Ligar o ventilador e manter em dia os filtros do ar-condicionado também ajuda a evitar o acúmulo de poeira. Roupas de cama devem ser lavadas semanalmente, já as colchas e cobertores podem ser levados à lavanderia a cada dois ou três meses.

Dicas gerais para a casa

  • Use roupas de cama de algodão e evite cobertores de lã
  • Faça a impermeabilização do sofá para proteger o móvel contra a umidade
  • Utilize o aspirador de pó na rotina de limpeza
  • Procure remover o pó dos livros com regularidade
  • Limpe o guarda-roupa uma vez por mês
  • Use vinagre para fazer a limpeza da casa. Além de limpar, ele ajuda a proteger contra fungos e bactérias

Leia também: Como manter a casa segura para o bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário