Universo do Cuidado

14. dezembro 2021

Segunda gravidez: o que esperar

Segunda gravidez: o que esperar

As mamães que passam por mais de uma gestação podem perceber algumas mudanças entre uma gravidez e outra. Isso é bastante comum e vários aspectos tendem a ser diferentes. Confira o que esperar na segunda gravidez.

Para começar, é preciso ter em mente que toda gestação é única, o que significa que os sintomas apresentados podem variar. Porém, é importante frisar que as diferenças não representam necessariamente alguma preocupação com a saúde da mãe ou do bebê.

Mais experiência

Algo que muda entre as duas gestações é a forma como a mãe lida com a chegada do bebê. Da primeira vez, tudo é novo e surgem muitas dúvidas e preocupações. Na segunda gravidez, a mulher está mais preparada física e mentalmente para as mudanças dos meses que virão.

A mamãe também tem mais conhecimento sobre o que precisa ser feito para receber o novo integrante da família. É possível economizar no enxoval, por exemplo, e a montagem da mala da maternidade pode ser mais objetiva.

A aparência da barriga pode ser diferente

Como se preparar para a segunda gestação

Muitas mulheres relatam que na segunda gravidez a barriga fica aparente desde o início e cresce mais do que na primeira gestação. Isso acontece porque os músculos do abdômen já foram esticados antes e podem não ter recuperado a forma anterior por completo. 

Sintomas são potencializados na segunda gravidez

Como já mencionado, os sintomas entre uma gravidez e outra podem ser diferentes. Da segunda vez, um dos mais percebidos é o aumento da sensação de cansaço, decorrente de mudanças no organismo ou na própria rotina da mulher, que soma novas responsabilidades aos cuidados com o primeiro filho. Além desse, outros sintomas podem ser potencializados, como os incômodos nas costas e nas pernas.

Parto mais rápido

Na segunda gestação, há grandes chances do trabalho de parto ter uma duração menor. Especialistas afirmam que o processo de dilatação do colo do útero é mais rápido e acontece mais perto do momento do nascimento. Outra questão que corrobora essa percepção é que a mamãe já sabe diferenciar as contrações de treinamento (ou contrações de Braxton Hicks) e as de trabalho de parto.

Sejam os sintomas da segunda gravidez diferentes ou parecidos com os da primeira, certamente é empolgante ter essa experiência novamente. O importante é tomar todas as precauções para que o nascimento do bebê aconteça de forma tranquila.  

Leia mais: Cuidados na segunda gravidez

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário