Universo do Cuidado

16. maio 2018

Grávidas: quais são as principais mudanças no corpo durante a gestação

Grávidas: quais são as principais mudanças no corpo durante a gestação

Logo nos primeiros meses de gestação, as mamães já sentem mudanças no seu corpo. Com a evolução da gravidez, alguns sintomas novos aparecem e antigos se vão. Confira algumas dessas mudanças e dicas para lidar com elas.

O ganho de peso é sinônimo de uma gestação saudável. É uma alteração inevitável e que requer cuidados especiais com a alimentação. Além de fazer refeições saudáveis, é preciso cortar as “besteiras” e guloseimas do dia a dia e praticar exercícios regularmente, com a orientação de um médico.

 

Durante a gestação, algumas mulheres desenvolvem estrias devido ao aumento do seu peso. A utilização de cremes hidratantes desde o início da gravidez pode ajudar a atenuar as marcas.

 

Devido ao aumento da barriga e das mamas, também é comum sentir coceira e observar vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés. Nesta situação, é aconselhável não tomar banhos muito quentes e utilizar hidratante sempre que necessário.

 

As dores nas costas e o inchaço nos pés e tornozelos são os sintomas mais frequentes da gravidez. Para aliviar a dor nas costas, você pode tentar dormir de lado e colocar um travesseiro entre os joelhos dobrados para apoiar a lombar. Com supervisão médica, também é possível praticar exercícios para alongar os músculos das costas e pernas.

Grávidas: quais são as principais mudanças no corpo durante a gestação - SEPAC

Para diminuir o inchaço dos pés e tornozelos, é importante utilizar sapatos confortáveis e evitar se sentar ou ficar de pé por um longo período. Manter os pés para cima também pode ajudar.

 

Veja também: O sono durante a gravidez

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

6 Comentários

Deixar um comentário