Universo do Cuidado

04. novembro 2019

Cuidados com a saúde no período pós-parto

Cuidados com a saúde no período pós-parto

O período pós-parto, que começa logo após o nascimento e termina oito semanas depois, é repleto de mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas.

A maioria das mamães foca nos cuidados com os bebês após o nascimento, entretanto, o autocuidado é essencial, e existem medidas simples e eficazes para o dia a dia. Elas contribuem para a sua saúde e, consequentemente, para a da criança, que precisa se desenvolver e crescer normalmente.

Entenda nesta matéria quais cuidados pós-parto são essenciais.

Hábitos saudáveis

Em média, o peso da mulher numa gestação normal pode aumentar em 8 a 9 quilos. No pós-parto, alguns fatores como o peso do bebê, líquidos e placenta contribuem para que a mãe perca aproximadamente cinco quilos. Já o processo de amamentação pode ocasionar a perda de mais dois ou três quilos.

Logo no primeiro dia do pós-parto, o útero ainda se encontra na cicatriz umbilical com 20 centímetros de altura, começando a diminuir progressivamente até retornar ao tamanho normal nas próximas semanas.

No início, aconselha-se que a mãe coma alimentos de fácil digestão, com bastante água na composição. Beber sucos e água também é recomendado, pois auxilia na diminuição do inchaço da gravidez e na produção do leite materno.

Após sentir melhora, a mãe já pode seguir uma dieta que dê preferência para alimentos equilibrados e saudáveis.

Cuidado com os seios

Observe as mamas com frequência. Caso perceba vermelhidão e febre consulte um médico especialista. Além disso, se você tiver ressecamentos e fissuras da aréola, aplique o leite materno para auxiliar na cicatrização.

Exercícios físicos

Exercícios no pós-parto - BabyBoo

As atividades físicas leves e curtas, como extensão e flexão dos membros, bem como massagens, podem começar a ser realizadas duas semanas após o parto normal, pois ajudam na circulação sanguínea, diminuem o inchaço e dão mais disposição. Entretanto, devem ser feitas com calma e cuidado.

Para as mamães que fizeram cesárea, as atividades físicas são liberadas de quatro a seis semanas após o parto, de acordo com a orientação médica. 

Veja também: Os primeiros passeios do bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário