Universo do Cuidado

09. agosto 2019

Benefícios do pilates para gestantes

Benefícios do pilates para gestantes

A prática de atividades físicas é recomendada para uma gestação mais saudável e tranquila, um parto facilitado e um melhor processo de recuperação. Uma ótima opção para as mamães é o pilates, que trabalha toda a musculatura necessária para carregar o bebê e que será essencial no momento do nascimento.

Confira os benefícios desta prática para as gestantes!

Fortalece os músculos

Os exercícios de pilates fortalecem os músculos profundos do cinturão abdominal, oferecendo maior resistência e equilíbrio, além de prevenir e reduzir as dores nas costas e na região pélvica.

Aumenta a resistência e a condição física

O aumento do peso durante a gestação ocasiona uma queda na condição física. Com o trabalho muscular promovido no pilates, esses sinais são amenizados, garantindo maior resistência e força física.

Pilates para gestantes - BabyBoo

Ameniza os inchaços

Como a maioria das atividades físicas, o pilates também ajuda a diminuir os inchaços comuns da gravidez, pois melhora a circulação sanguínea e reduz a retenção de líquidos.

Melhora a respiração

Com o avanço da gravidez, a mamãe poderá ter dificuldades para respirar, pois o seu diafragma estará pressionado pelo bebê, que cresce cada vez mais.

No pilates, as mulheres praticam exercícios respiratórios durante as atividades, aumentando a disponibilidade de oxigênio na corrente sanguínea e melhorando o padrão de oxigenação da mãe e do bebê.

Melhora o sono

A prática do pilates libera endorfina, que ajuda no relaxamento e na sensação de bem-estar. Com isso, a mamãe terá mais energia e disposição durante o dia e melhor qualidade de sono.

Prepara o corpo para o parto

Assim como a fisioterapia pélvica, o pilates também auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico. Durante a gestação, essa região é extremamente necessária, pois é onde o bebê se desenvolve. No trabalho de parto, essa estrutura suportará os impactos das contrações e da passagem do bebê.

Dessa forma, com a musculatura fortalecida, há menor percepção de dor e a condução do parto tende a ser mais fácil.

Veja também:  Plano de parto: como funciona e como fazer o seu

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

3 Comentários

Deixar um comentário