Universo do Cuidado

02. novembro 2021

Pós-parto: quanto tempo dura o puerpério?

Pós-parto: quanto tempo dura o puerpério?

Durante o pós-parto, o organismo passa por uma série de mudanças, pois está se recuperando da gestação e do nascimento do bebê. Confira neste post quanto tempo dura o puerpério e o que esperar neste período.

O que é o puerpério?

O puerpério é contado a partir do dia do nascimento do bebê até o retorno do período menstrual da mulher, e pode durar de seis a oito semanas. Especialistas dividem esse período em três fases, de acordo com as alterações no organismo da mulher:

  • Puerpério imediato: do 1º ao 10º dia do pós-parto
  • Puerpério tardio: do 11º ao 42º dia do pós-parto
  • Puerpério remoto: a partir do 43º dia do pós-parto

Mudanças durante o pós-parto

Com a regulação dos hormônios, alterados na gestação, o pós-parto é repleto de mudanças físicas e emocionais, por isso, a mãe precisa ter uma série de cuidados. No puerpério imediato, por exemplo, é natural a mãe ter sangramentos denominados lóquios, necessários para que o útero retorne ao tamanho normal após o nascimento do bebê.  

As mães podem perceber as mamas mais duras nos primeiros dias, por conta da produção de leite. A amamentação é essencial no puerpério, pois além de nutrir o bebê, libera hormônios que ajudam na recuperação da mulher durante o pós-parto e está ligada diretamente à ovulação. Assim, o retorno do ciclo menstrual pode variar conforme a frequência da amamentação.

Algumas mulheres também podem vivenciar mudanças emocionais nos primeiros dias, condição conhecida como baby blues. Além da regulação hormonal, elas estão se adaptando à rotina do recém-nascido, que é um momento bastante intenso. Caso essa instabilidade persista quinze dias após o parto, é indicado conversar com um médico.

Importância da rede de apoio no pós-parto

Como é o período do pós-parto

A rede de apoio é essencial durante o período pós-parto. Ter pessoas próximas que possam auxiliar na nova rotina ajuda a mãe a vivenciar o processo de maneira mais positiva e tranquila. É muito importante respeitar as vontades da mulher neste momento e compreender como é possível atuar para que ela e o bebê tenham mais tempo para estreitar a conexão.

Leia mais: Maneiras de ajudar uma mãe de recém-nascido

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário