Universo do Cuidado

21. setembro 2021

Dicas para ter uma gravidez saudável

Dicas para ter uma gravidez saudável

A gestação é um período de muitas transformações físicas e emocionais. Assim, além do acompanhamento médico constante, é de enorme importância cuidar do corpo e da mente durante esses nove meses. Veja algumas dicas para ter uma gravidez saudável.

Monitore a ingestão de nutrientes

Durante a gravidez, o organismo precisa de mais nutrientes, por isso muitas mamães necessitam aumentar o consumo de ácido fólico, selênio, zinco e proteínas. Isso pode ser feito por meio de suplementação de vitaminas, orientada pelo médico responsável. Além disso, mantenha uma alimentação nutritiva e saudável, que beneficia tanto a mãe quanto o bebê.

Faça exercícios

Gestante praticando alongamento em casa

Manter o corpo ativo é muito importante para a saúde em geral, e o mesmo vale durante a gravidez. Os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea, o humor e as noites de sono. Assim, busque praticar alguma atividade adequada para gestantes por pelo menos trinta minutos por dia, em ritmo moderado. Pilates, ioga e hidroginástica são os exercícios mais indicados para as futuras mamães, mas de preferência consulte o seu médico. 

Elabore um plano de nascimento

O registro de todas as preferências da gestante para o momento do nascimento do bebê é também conhecido como plano de parto. Nele podem constar a lista de pessoas que poderão ficar na sala de parto, os procedimentos a evitar, as posições preferíveis e até mesmo de quais músicas a gestante mais gosta. Essa é uma forma de deixar a mãe mais confortável para trazer a criança ao mundo. Uma opção é conversar com seu médico sobre esse planejamento, de modo a alinhar as informações mais relevantes para cada mulher.

Pesquise sobre a gestação

Casal aprendendo juntos sobre gravidez saudável

Pesquisar sobre práticas que tornem a gravidez mais tranquila é essencial, principalmente para as mães de primeira viagem. Assim, procure formas de preparar o corpo durante esses meses — como fortalecer a região pélvica para facilitar o parto — e aliviar alguns sintomas da gestação, de modo que você aproveite melhor cada fase.

Respeite o seu corpo

Durante a gestação, é muito importante abraçar as alterações na rotina e respeitar o seu corpo. Portanto, evite as tarefas mais pesadas e separe momentos para descanso e autocuidado na gravidez. Essa é a melhor maneira de atenuar possíveis desconfortos e esperar a chegada do bebê.

Leia mais: Maneiras de ajudar uma mãe de recém-nascido

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário