Universo do Cuidado

29. junho 2021

Benefícios de ingerir mais água durante a gravidez

Benefícios de ingerir mais água durante a gravidez

Manter-se sempre hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo e influencia inclusive na beleza, melhorando o aspecto da pele. Consumir o mínimo indicado de dois litros de água por dia auxilia nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, na pressão arterial e em muitas outras funções importantes do corpo. No caso das futuras mães, esse cuidado deve ser redobrado e recomenda-se beber mais água que o habitual.

A ingestão de água na gravidez é essencial para a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê. A hidratação contribui com uma série de benefícios, como estabilizar a circulação sanguínea, tão afetada durante os nove meses, e eliminar toxinas.

O bebê necessita de sistemas de suporte que envolvem um volume considerável de água. O próprio líquido amniótico que nutre a criança, por exemplo, é formado em sua maior parte por água. Além disso, o volume de sangue das mulheres pode aumentar entre 40% e 50% durante a gravidez, para bombear mais oxigênio e nutrientes ao bebê. Por esses motivos é comum muitas grávidas sentirem mais sede e ingerirem mais líquido do que estão acostumadas.

Gestante bebendo água

Como beber mais água durante a gravidez

Se a gestante não tem o hábito de beber água, listamos algumas dicas que podem incentivar a manter a hidratação:

  • Deixe um copo de água próximo para beber logo de manhã
  • Tenha uma garrafa de água de um litro à mão e beba regularmente ao longo do dia
  • Você pode saborizar a água com folhas de hortelã ou frutas, para torná-la mais atrativa
  • Tome sucos naturais e água de coco. Essa também é uma forma de ingerir outros nutrientes
  • Sopas e caldos de legumes são uma alternativa interessante para se alimentar melhor, principalmente durante as primeiras semanas de gestação

Além dessas dicas, lembre-se ainda de evitar bebidas industrializadas com um alto teor de açúcar. Todos esses são cuidados importantes para manter-se hidratada durante a gestação.

Leia mais: O que é ou não permitido fazer durante a gravidez

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário