Dicas para fazer um enxoval minimalista
O período antes da chegada do bebê é o momento de preparar as roupinhas e outros itens que serão necessários. É uma tendência, porém, que os pais comprem mais coisas do que é preciso para os primeiros meses do recém-nascido. Para evitar isso, separamos algumas dicas de como fazer um enxoval minimalista.
Especialmente no início da vida, o bebê cresce muito rápido. Assim, considere que em pouco tempo diversas peças de roupa deixarão de servir no pequeno. Saber no que vale a pena investir, no entanto, pode ser um desafio, principalmente para os pais de primeira viagem. Por isso o minimalismo é uma opção tão interessante, confira mais a seguir.
O que é o minimalismo
O minimalismo defende um consumo mais consciente, priorizando somente o necessário para uma vida confortável. Além de ser uma prática sustentável, ele favorece o planejamento econômico, ainda mais importante depois que o bebê nasce.
Como fazer um enxoval minimalista

Existem alguns pontos a serem considerados ao se planejar um enxoval minimalista. Antes de tudo, é necessário ter em mente qual é o orçamento da família e avaliar o que será realmente utilizado considerando o cotidiano do recém-nascido.
Confira também em qual estação a criança irá nascer. Se for no verão, por exemplo, opte por roupas mais leves e poucas peças de frio. No inverno, pelo contrário, dê preferência a peças para manter o bebê aquecido, como mantas e roupas de tecido mais grosso.
Para ajudar, listamos alguns itens indispensáveis em um enxoval minimalista. Confira:
Roupas
- 5 bodies de manga curta. Se o bebê nascer no inverno, invista em 3 peças;
- 5 bodies de manga longa. No inverno, podem ser até 10 peças;
- 7 a 10 calças;
- 6 a 10 macacões. O tecido, mais leve ou mais quente, depende da estação;
- 6 pares de meias;
- 1 casaco no calor, 2 no frio;
- 1 a 3 toucas;
- 3 mantas de espessuras variadas, dependendo da estação do ano;
- 2 toalhas de banho;
- 3 lençóis;
- 10 fraldinhas/paninhos de boca;
- 3 panos para enrolar o bebê (cueiros). Escolha algodão e flanela.
Higiene
- Pomada;
- Garrafa com água morna;
- Algodão;
- Potinho para água;
- Trocador portátil;
- Cotonetes;
- Sabonete da cabeça aos pés;
- Tesoura pequena para unhas;
- Termômetro.
Móveis e acessórios
- Berço ou cama;
- Carrinho;
- Bebê-conforto;
- Cômoda;
- Banheira;
- Poltrona de amamentação;
- Sling;
- Mochila ou bolsa.
Essas são algumas sugestões de itens básicos para o bebê, mas elas podem ser adaptadas conforme suas preferências. Em pouco tempo você irá identificar aquilo que é mais utilizado para fazer os ajustes necessários.
Leia mais: Dicas para economizar no enxoval do bebê
O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.
Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/
Deixar um comentário