Universo do Cuidado

28. dezembro 2021

Como se planejar para o ano novo

Como se planejar para o ano novo

A época de Réveillon é uma ótima oportunidade para refletir sobre as próximas etapas da vida. Nesse período, é comum as pessoas definirem objetivos e prioridades. Para auxiliar nesse processo, sugerimos algumas dicas de como se programar para o ano novo com metas realistas.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que tirar as resoluções do papel requer comprometimento. Felizmente, um bom planejamento é de grande ajuda. Confira três passos eficazes para colocar as mudanças em prática.

1 – Analise o ano que termina

Procure reservar um momento para refletir sobre o ano que passou e anotar em um caderno quais foram as suas conquistas e o que você faria diferente. Essa é uma forma de tomar mais consciência em relação a sua rotina e entender como melhorar o seu posicionamento e ações para o futuro.

2 – Identifique suas intenções para o novo ano

A partir da etapa anterior, é hora de avaliar o que você deseja para o próximo ano, de acordo com suas prioridades. Esse exercício é ideal para reestruturar seus objetivos em várias áreas da vida, como a família, o trabalho, os hábitos de autocuidado e as finanças, entre outras. 

3 – Planeje seus objetivos

Como planejar um ano novo

Agora que você já sabe o que priorizar no futuro, é momento de se planejar efetivamente. Para alcançar qualquer objetivo, é importante traçar metas graduais. Por exemplo, se você deseja praticar exercícios físicos com regularidade, analise de que maneira sua rotina pode ser organizada e comece a ir ao parque dois dias por semana, aumentando a frequência quando se sentir confortável. Essa lógica pode ser aplicada a inúmeras situações, como querer cozinhar mais, estudar ou ter mais momentos de qualidade com os filhos.  

Programar-se para o ano novo é a melhor forma de concretizar seus objetivos. Naturalmente, suas metas podem ser revistas sempre que você desejar, respeitando seu tempo e se permitindo celebrar as pequenas conquistas, pois elas servem de incentivo para os objetivos maiores.

Leia mais: Gestão do tempo para mães

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário