Universo do Cuidado

14. setembro 2021

Por que fazer o rodízio de brinquedos?

Por que fazer o rodízio de brinquedos?

Existe uma abordagem pedagógica cujo objetivo é permitir à criança aproveitar ao máximo seus brinquedos e desenvolver habilidades para o futuro, como a criatividade. Veja por que fazer o rodízio de brinquedos.

Essa é uma técnica de organização utilizada no método educacional Montessori. Na prática, significa deixar um número reduzido de brinquedos à disposição da criança durante um determinado período. Depois, eles são substituídos por outros brinquedos.

Alguns estudiosos afirmam que o acesso a muitas opções de entretenimento de uma só vez pode ocasionar um excesso de informações e estímulos mentais e comprometer a criatividade da criança. Nesse sentido, fazer o rodízio de brinquedos permite aos pequenos melhorar o foco e apreciar mais as atividades disponíveis, além de aprimorar a capacidade de fazer escolhas com tranquilidade.

Como fazer o rodízio de brinquedos

cantinho dos brinquedos da criança

Para aplicar essa técnica em casa, observe os interesses do seu filho e guarde os outros brinquedos em um local em que somente você possa pegá-los. Depois de um período, faça um revezamento, substituindo os brinquedos enquanto a criança estiver dormindo ou fora de casa. Ela sentirá que os “novos” brinquedos são uma surpresa agradável e passará a aproveitá-los mais.

Neste processo, é importante organizar os brinquedos em um local onde a criança normalmente fica, e deixá-los expostos de modo que ela possa pegá-los e guardá-los com facilidade, sem a ajuda de outra pessoa. No caso de quebra-cabeças e blocos de montar, coloque as peças em bandejas para que os pequenos entendam o que compõe o jogo e possam guardar o brinquedo depois.

A frequência ideal para o rodízio de brinquedos depende do interesse da criança e pode variar bastante. Caso seu filho peça por um item que não está disponível no momento, é possível oferecer o brinquedo e guardar algum outro com que ele não esteja brincando muito.

Leia mais: A importância de incentivar a criança a brincar sozinha

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário