Por que as atividades sensoriais são importantes?
As sensações também fazem parte da aprendizagem na infância. Por isso, deve-se estimular o desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras que permitam explorar os sentidos. Confira a seguir por que as atividades sensoriais são importantes.
Desde sua formação, o cérebro do bebê cria conexões neurais que transmitem e armazenam informações, associando e produzindo novos pensamentos. As atividades sensoriais funcionam justamente para ativar os neurônios da criança. Não por acaso, muitas lembranças da infância estão geralmente ligadas a um aroma, som ou sabor, porque o cérebro recupera essas sensações a partir dos sentidos estimulados na infância.
As brincadeiras sensoriais são particularmente indicadas durante a primeira infância, sendo uma maneira de divertir a criança ao mesmo tempo que desenvolvem os sentidos. Para isso, a recomendação é permitir que o bebê explore livremente os objetos, sendo possível usar a criatividade ao aproveitar o que está ao redor, como roupas, utensílios domésticos e até sons do ambiente.
Ideias de atividades sensoriais
Brincadeiras com água

Os líquidos podem ser uma ótima maneira de estimular os sentidos da criança. Uma ideia de brincadeira é separar duas bacias, uma com água e outra com pedaços de esponjas. Dê à criança um pegador de gelo para que ela transfira as esponjas de uma bacia para outra.
Utilizando os mesmos materiais, peça para a criança umedecer a esponja e em seguida pressioná-la para derramar o excesso de água em outra bacia. Outra ideia, para incentivar a coordenação motora, é pedir que a criança despeje líquidos em recipientes diferentes utilizando um copo.
Explorando as sensações
Faça uma travessa grande de gelatina e coloque pedaços de frutas. Corte-os com moldes de biscoito, para que os formatos fiquem mais atrativos. Depois, peça para que a criança use as mãos ou talheres para retirar os alimentos. O intuito é que ela explore formas, texturas e sabores.
Encontre os objetos

Em um recipiente grande, despeje uma boa quantidade de macarrão cru ou grãos de arroz e de feijão. Depois esconda nesse recipiente alguns itens pequenos, como brinquedos e outros objetos ou até mesmo itens da natureza, como pedras e folhas. Por fim, peça para que a criança encontre o que foi escondido.
Brincando com papel

Papéis são um bom material para as atividades sensoriais. Por exemplo, disponibilize folhas de papel e ensine a criança a fazer dobraduras simples. Outra ideia é pedir para que ela rasgue os papéis e realize uma colagem com eles, criando imagens ou dando uma nova cara a objetos.
Com essas brincadeiras, é possível divertir as crianças e estimular o aprendizado ao mesmo tempo.
Leia mais: Como incentivar a leitura na infância
Conteúdo selecionado para indicação na campanha sobre o Dia da Educação da editora educativa Twinkl.
O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.
Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/
Deixar um comentário