Universo do Cuidado

12. outubro 2021

Gestão do tempo para mães

Gestão do tempo para mães

Para quem tem filhos, cumprir com todas as atividades do dia pode ser um desafio. Felizmente, algumas dicas ajudam a ter mais organização para conciliar as atividades pessoais, o trabalho, as tarefas domésticas e as necessidades das crianças. Saiba mais a seguir sobre gestão do tempo para mães.

Algo importante a ressaltar é que a organização dos afazeres diários é individual e pode variar, respeitando os horários que ofereçam mais benefícios para você e sua família no cotidiano.

Planeje o seu dia

Uma das dicas mais importantes para ter mais produtividade é planejar o seu dia. No início da semana ou na noite anterior, faça uma lista com o que deve ser feito e classifique em ordem de prioridade o que é mais urgente e o que pode ficar para depois. Dessa maneira, é possível efetuar os afazeres com mais organização segundo sua agenda.

Para mães que precisam organizar tanto a sua rotina quanto a dos filhos, busque delimitar dias voltados para determinadas tarefas. Por exemplo, caso a criança tenha alguma atividade extracurricular, agende consultas médicas e compras no supermercado nestes horários. Já dentro de casa é importante que as crianças possam se entreter sozinhas para você realizar as atividades necessárias.

Mantenha uma rotina

Uma rotina consistente é essencial para a gestão do tempo e permite ter mais energia e disposição para realizar as tarefas diárias. Além disso, você tem assim uma ideia melhor de como será seu dia e daquilo que precisa ser feito.

Monte um cardápio semanal

Como otimizar a gestão do tempo

Planejar as refeições ajuda a economizar tempo na cozinha e contornar imprevistos, evitando alimentos pouco saudáveis de outros lugares. Para isso, elabore um cardápio semanal, organizando que preparos serão feitos e o que pode ser reaproveitado para a refeição seguinte. Assim é possível comprar somente o necessário e ter mais praticidade no dia a dia.

Reserve tempo para você

Muitas vezes, as mães deixam de lado os momentos de autocuidado em prol das necessidades da família, mas as práticas que oferecem bem-estar são tão importantes quanto qualquer outra demanda. Por isso, reserve tempo na semana para atividades saudáveis e relaxantes, como realizar exercícios físicos ou ter um momento para cuidar da pele.

Seja flexível

A gestão do tempo serve para organizar os dias, mas é importante manter a agenda flexível o suficiente para acomodar demandas inesperadas. Também é necessário compreender quando delegar as tarefas. Neste sentido, é muito benéfico poder contar com uma rede de apoio para equilibrar a rotina

Leia mais: O que é “journaling” e como fazer?

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário