Universo do Cuidado

01. março 2022

Como apresentar tecnologia para as crianças

Como apresentar tecnologia para as crianças

Com o meio digital cada vez mais inserido em nosso cotidiano, é importante preparar os pequenos para fazer bom uso das ferramentas eletrônicas. Confira neste post como apresentar tecnologia para as crianças e garantir que ela seja uma aliada.

É um fato que os pequenos se desenvolvem a partir das interações com as pessoas e com o mundo, e o contato com a tecnologia tornou-se parte incontornável desse processo. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, 69% das crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos utilizam a internet mais de uma vez ao dia. Por isso, ensinar o uso saudável dos dispositivos eletrônicos pode auxiliar no processo educacional.

Delimite o tempo de uso

Ao introduzir a tecnologia para as crianças, é interessante estabelecer certo tempo de uso de acordo com a faixa etária. Especialistas indicam que crianças de 2 a 5 anos fiquem conectadas menos de uma hora por dia, por exemplo. O ideal é que os pais conversem com os filhos sobre o período estipulado e sugiram outras atividades que dispensem os eletrônicos.

Confira algumas ideias para aproveitar um tempo de qualidade com os filhos

Uso consciente e direcionado com a tecnologia

Propósito claro

A criança precisa ter um objetivo definido ao acessar qualquer dispositivo online, como o computador, o tablet ou o celular. Seja para aprendizado, seja para interagir com os amigos ou ver um filme, o ideal é enfatizar o uso consciente e direcionado, de modo que o pequeno possa identificar as diferentes finalidades da tecnologia.

Sites e aplicativos apropriados para a idade

A internet possui uma infinidade de conteúdos, que devem ser filtrados, especialmente para as crianças. Para isso, os pais precisam ficar atentos aos sites e aplicativos que os pequenos utilizam, priorizando plataformas educativas, e dialogar com os filhos sobre os perigos existentes na internet. Há uma enorme variedade de apps indicados para o aprendizado das crianças.

Com as dicas acima, os pais incentivam o uso equilibrado da tecnologia pelas crianças e contribuem com o desenvolvimento dos pequenos.

Leia mais: Como incentivar a leitura na infância

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário