Universo do Cuidado

11. junho 2020

Benefícios da massagem Shantala para os bebês

Benefícios da massagem Shantala para os bebês

De origem hindu, a Shantala é conhecida como uma massagem terapêutica milenar capaz de proporcionar diversos benefícios para o desenvolvimento e bem-estar do bebê. A técnica se baseia em uma pressão suave feita com movimentos descendentes lentos, pois o seu principal objetivo é o relaxamento. Selecionamos neste post os benefícios da massagem Shantala. Acompanhe!

Proporciona relaxamento

Como os movimentos abrangem todo o corpo do bebê, trabalhando as regiões do peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto, a criança tende a ficar mais calma na hora da refeição e na troca de fraldas. Além disso, o relaxamento contribui para a redução de cólica e melhora a qualidade do sono.

Facilita a respiração

Ao expandir a caixa torácica através da massagem, a respiração do bebê é facilitada. Os movimentos feitos na barriga também colaboram para o bom funcionamento do intestino e do estômago. Além disso, a massagem estimula a coluna vertebral e a movimentação dos membros, o que contribui para o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, soltar e pegar.

Aumenta a consciência corporal

A terapeuta Veena Mukti afirma que, com a massagem Shantala, “A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimenta melhor. À medida que ela vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas enquanto anda de um lado para o outro”. Portanto, há uma melhora significativa quando o assunto é consciência corporal.

Benefícios da massagem para o bebê - SEPAC

Faz o bebê se sentir amado

De acordo com Olivia Bara, psicóloga e professora deste tipo de massagem, “A Shantala faz com que mãe e filho fiquem presentes em um momento único de criação de vínculo“. Assim, a massagem fortalece o laço afetivo e é considerada um ato de amor.

Auxilia no desenvolvimento de bebês prematuros

Os movimentos executados através do toque sutil favorecem a estabilidade da temperatura corporal e promovem o ganho de peso em bebês prematuros. Entretanto, é válido ressaltar que a Shantala é geralmente indicada a partir do primeiro mês de vida da criança. Por isso, sua aplicação antes disso só deve ser recomendada por um especialista.

Além de ser uma técnica conhecida por fortalecer o vínculo dos pais com o recém-nascido, a Shantala ajuda o bebê a relaxar e ainda favorece o desenvolvimento dele.

Leia também: Massagem para bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário