Universo do Cuidado

20. maio 2019

Boas práticas para visitar um recém-nascido

Boas práticas para visitar um recém-nascido

Ao receber a notícia do nascimento do novo integrante da família, é normal querer visitá-lo imediatamente. Principalmente, se você acompanhou a gravidez de perto e ajudou a mamãe com todos os preparativos.

A chegada de um bebê é com certeza motivo de celebração.

A seguir, confira boas práticas para visitar um recém-nascido.

Quando visitar?

Verifique com os pais qual é a melhor data para a visita.  Algumas mamães preferem receber as visitas ainda no hospital, por contarem com o auxílio das enfermeiras e não precisarem se preocupar com a organização e limpeza da casa. Outras preferem reservar os primeiros dias para conhecer e dar carinho ao bebê. Além disso, os pais podem precisar desse tempo para se adaptarem ao universo infantil.

Boas práticas para visitar o recém-nascido - BabyBoo

Combine com antecedência e faça uma visita rápida

Assim que os pais estiverem recebendo visitas, ligue para combinar um dia e horário para conhecer o bebê. Assim, a família poderá se programar.

No dia da visita, procure ficar pouco tempo, para que os pais possam descansar e dar a devida atenção ao pequeno.  

Evite os horários das refeições

Com a chegada do bebê, o dia a dia da família muda completamente, ficando mais agitado. Por isso, evite combinar a visita na hora do almoço ou jantar.

Instrua as crianças

É comum que as crianças queiram demonstrar afeto ao recém-nascido. Entretanto, nos primeiros dias de vida, o bebê é frágil e precisa de diversos cuidados. Dessa forma, é importante orientar as crianças sobre as boas práticas durante a visita.

Se a criança for muito nova e ainda não entender as circunstâncias, talvez seja melhor não levá-la para garantir o bem-estar dos pais e do novo membro da família.

Higiene e saúde

Algumas dicas de higiene e saúde são bem simples: antes de pegar o bebê no colo, lave as mãos com água e sabão, além de  utilizar álcool em gel; evite tocar nas mãozinhas do bebê e não o beije; evite passar perfume antes da visita ou fumar; e se estiver gripado, adie a visite, já que o sistema imunológico do recém-nascido ainda está em desenvolvimento.

Hora de amamentar

Se perceber que o bebê está choroso e que pode ser fome, é hora de se despedir para que a mamãe alimente a criança à vontade e confortavelmente.

Ofereça ajuda

Dicas para visitar uma família com recém-nascido - BabyBoo

Se você for próximo da família, faça o que puder para ajudá-la em casa. Algumas tarefas do dia a dia acabam se acumulando devido à nova rotina, como cuidar da louça, preparar refeições, lavar e estender a roupa do recém-nascido, varrer o chão, entre outras.

Além disso, você pode cuidar do bebê para que a mamãe tome um banho, por exemplo.

Veja também: A importância dos tios e tias na vida da criança

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário