Universo do Cuidado

08. maio 2019

Massagem para bebê

Massagem para bebê

Massagear o bebê pode deixá-lo mais calmo e fazê-lo ter consciência do próprio corpo, além de aumentar o vínculo afetivo entre os pais e o pequeno.

Essa atividade pode ser realizada após o banho, com o bebê ainda nu para que ele esteja confortável. Confira algumas dicas.

Benefícios

A massagem gera estímulos táteis, cerebrais e motores, melhorando a saúde digestiva, respiratória e circulatória do bebê. Pode ser feita desde o 1º mês de vida, desde que o bebê se sinta bem. Além disso, um ambiente calmo e seguro é essencial para que a criança relaxe.

Como fazer

Para fazer a massagem, pingue uma gota de óleo de amêndoas doces ou de semente de uva nas mãos e esfregue-as de forma a aquecê-las.

1 – Movimente suas mãos do centro do tórax em direção às axilas, de 5 a 10 vezes.

2 – Agora, deslize as mãos do tórax em direção aos ombros do bebê.

3 – Segure o punho do bebê com uma das mãos e com a outra forme um bracelete próximo ao ombro e deslize até o encontro da mão. Repita o movimento nos dois braços.

4 – Posicione suas duas mãos no tórax do pequeno e desça suavemente até a altura da bexiga.

5 – Use o seu polegar para massagear a palma da mão do bebê, indo em direção aos dedinhos. Em seguida, puxe com delicadeza cada dedo e aperte-os suavemente.

6 – Segure a base da coxa e desça até o tornozelo girando a mão levemente para massagear a perninha. Você pode fazer esse movimento até 10 vezes em cada perna.

7 – Assim como nas mãos, utilize o seu polegar para massagear os pés, puxando e apertando os dedinhos.

8 – Com os polegares, trace linhas horizontais no rosto, massageie as bochechas e faça movimentos circulares próximo aos olhos.

9 – Vire o bebê de bruços, coloque suas mãos na altura dos ombros e desça até a altura dos quadris. Em seguida, faça o movimento inverso.

10 – Para finalizar, cruze os braços do bebê sobre sua barriguinha e depois abra-os. Cruze as perninhas sobre o abdômen e então estique as perninhas. 

Dicas para uma boa massagem

Além dos benefícios físicos, a massagem auxilia na relação afetiva entre pais e filhos. Por isso, procure sempre olhar nos olhos do bebê e conversar com ele enquanto faz os movimentos.

A massagem dura cerca de 10 minutos e pode ser feita todos os dias. Quando realizada logo após o banho, costuma trazer ótimos resultados para o bem-estar do bebê.

Alguns pais preferem fazer a massagem antes do banho. Nesse caso, uma maneira eficaz de finalizar esse momento é com um banho de balde, em que o bebê fica imerso, apenas com a cabeça para fora da água.

Veja também: Bebê prematuro em casa: cuidados básicos

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário