Universo do Cuidado

22. abril 2019

Escotismo: educação e lazer para as crianças

Escotismo: educação e lazer para as crianças

Durante toda a infância dos filhos, os pais procuram fazer diversas atividades que auxiliem no desenvolvimento da criança, como brincadeiras para incentivar o bebê a andar, artes marciais, exercícios para fortalecer a musculatura do pequeno, e muitas outras atividades. Para continuar esse trabalho de desenvolvimento, o escoteiro pode ser uma ótima alternativa.

Saiba mais sobre o assunto a seguir:  

Para continuar esse trabalho de desenvolvimento, o escoteiro pode ser uma ótima alternativa. Saiba mais sobre o assunto a seguir:  

Participar de um grupo de escoteiros vai muito além da diversão e da possibilidade de fazer novos amigos. Há muitas benefícios que auxiliam no desenvolvimento pessoal das crianças.

O escotismo surgiu na Inglaterra no ano de 1907 e, atualmente, está presente em mais de 200 países. Este movimento possui características educacionais sem fins lucrativos, com a finalidade de promover o senso de cidadania e solidariedade.

Faixas etárias

Faixas etárias do escoteiro - BabyBoo

Benefícios do escotismo

O escotismo trabalha as capacidades cognitivas, motoras e sociais da criança. Confira alguns benefícios que esta atividade pode proporcionar aos participantes:

Aprender brincando

Para as crianças menores, tudo é brincadeira com grandes aventuras na natureza. Mas, por meio de diversas dinâmicas dos escoteiros, é trabalhada a construção do caráter do pequeno.

Valores morais

Escotismo para crianças - BabyBoo

Um dos maiores benefícios do escotismo é o aprendizado de valores morais. Entre eles estão a honestidade, a disciplina, a lealdade, a fraternidade, o altruísmo, a cortesia, entre outros. Além disso, os escoteiros prezam pelo respeito à natureza e à vida.

União

Muitas atividades dos escoteiros contam com a participação dos pais. Dessa forma, um dos benefícios desse movimento é o envolvimento deles nas atividades, ajudando na organização ou na administração do grupo. Isto proporciona uma melhor interação e união entre a família.

Socialização e autoconfiança

Os grupos são ótimos para seu filho conhecer outras crianças e fazer novos amigos. Mas, além disso, trabalham o conceito de autonomia e valorizam as conquistas das crianças, tornando-as mais confiantes.

Novas habilidades

Novas habilidades - BabyBoo

Além de todos esses aspectos, ainda há o aprendizado de novas habilidades, como construir barracas, acender fogueiras e fazer diversos tipos de nós. As técnicas são estimuladas por meio de um sistema de prêmios e distintivos.

Distintivos Escoteiro - BabyBoo

Agora que você já conhece os benefícios desta atividade, que tal procurar um grupo de escoteiros próximo para conhecer mais e matricular o seu filho?

Veja também: Benefícios das artes marciais para crianças

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário