Universo do Cuidado

20. novembro 2019

Cuidados essenciais para o recém-nascido

Cuidados essenciais para o recém-nascido

Nas primeiras semanas de vida do bebê, os papais de primeira viagem podem ficar com algumas dúvidas. Para ajudar neste período tão importante, separamos dicas de cuidados com o mais novo membro da família. Confira!

Amamentação

É importante que a primeira mamada do bebê seja ainda na sala de parto. Mesmo que ele não sugue neste momento, estimule o contato pele a pele, pois isso torna mais fácil a amamentação.

Primeiras visitas

Recomenda-se que as visitas ao bebê aconteçam apenas a partir do segundo mês de vida. Entretanto, se os pais concordarem em receber familiares e amigos mais próximos, é fundamental que boas práticas sejam seguidas para garantir o bem-estar do pequeno.

Passeios

Assim como as visitas, os passeios devem ser evitados no primeiro mês, com exceção das consultas com o pediatra da criança.

Lar tranquilo

Nos primeiros dias de vida, o bebê ainda está se acostumando com o ambiente fora do útero da mamãe. Por isso, procure manter a casa silenciosa e tranquila, especialmente durante a amamentação e na hora de dormir.

Cuidados com o recém-nascido - BabyBoo

Banho

Aproveite para aprender como dar banho no bebê com as enfermeiras da maternidade. Em casa, o primeiro passo é separar todos os itens que serão necessários para a tarefa. Em seguida, verifique a temperatura do cômodo e da água da banheira e, só então, comece o banho.

Trocando a fralda

Os recém-nascidos costumam fazer cocô cerca de oito vezes por dia. Portanto, a troca de fraldas será intensa nas primeiras semanas. Para fazer a limpeza, umedeça um algodão em água morna e passe suavemente na pele do bebê.

Trocar a fralda do recém-nascido - BabyBoo

Coto umbilical

Até o coto umbilical cair, é preciso higienizar bem a base mais próxima da pele. Para isso, utilize uma haste flexível com álcool 70% a cada troca de fralda.

Bebê no colo

Nessa fase, é bastante comum o bebê ter refluxo. Portanto, lembre-se de deixar a cabeça dele sempre mais elevada do que o restante do corpo. Como o pequeno ainda não tem força para sustentar o pescoço, os pais devem segurar sua cabeça com as mãos.

Veja também: A evolução do riso das crianças

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário