Universo do Cuidado

13. maio 2019

Como limpar corretamente os brinquedos das crianças

Como limpar corretamente os brinquedos das crianças

Os brinquedos estão presentes no dia a dia dos pequenos e, por isso, é importante mantê-los limpos para o bem-estar do bebê.

Frequência de limpeza

Os brinquedos que têm maior contato com o bebê devem ser higienizados com uma frequência também maior. Os de tecido devem ser limpos semanalmente, e os de plástico ou borracha, diariamente. Além disso, é importante fazer a limpeza semanal ou quinzenal dos brinquedos que ficam no quarto da criança sem serem manipulados, como bichos de pelúcia, enfeites, móbiles, entre outros.

Como higienizar os brinquedos

Confira como limpar os brinquedos de acordo com o material de que são feitos.

Metal

Como limpar brinquedos de metal - BabyBoo

Utilize um pano umedecido em álcool 70%. Exceto se objeto for de ferro, é possível limpá-lo com água e detergente ou sabão neutro. Se o item possuir partes pequenas, utilize uma escovinha cujas cerdas alcancem todos os cantos.

Caso o brinquedo tenha partes de ferro, é importante evitar o contato com água e verificar regularmente se há eventuais focos de ferrugem.

Pelúcia e tecidos

Como limpar pelúcias e brinquedos de tecidos - BabyBoo

Muitos brinquedos e bichos de tecido podem ser lavados na máquina com o mesmo sabão utilizado na lavagem das roupas e lençóis da criança. Caso haja alguma restrição do fabricante, uma opção é lavar os objetos à mão ou a seco em lavanderias especializadas. É fundamental que o brinquedo seque completamente antes de ser entregue para a criança.

Borracha

Como limpar brinquedos de borracha - BabyBoo

Basta higienizar com água e sabão ou um pano umedecido em álcool. Além disso, os brinquedos de borracha que ficam na área de banho devem receber atenção especial. É muito importante remover a água do interior do objeto e deixá-lo secando completamente até o próximo banho.

Madeira

Muitos brinquedos são produzidos com MDF. Este material pode ser higienizado com o espanador ou um pano, seco ou levemente umedecido. Já os brinquedos de madeira maciça são mais resistentes à água e, por isso, podem ser limpos com pano úmido.

Plástico

Brinquedos de plástico podem ser limpos com um pano umedecido com álcool, água e sabão ou ser colocados de molho por cerca de 30 minutos em água com detergente.

Eletrônicos

Para os eletrônicos, use apenas o espanador, flanelas ou panos macios e secos. Uma dica é guardá-los em caixas, armários ou locais protegidos da poeira.

Se o brinquedo for utilizado eventualmente, retire as pilhas antes de guardar ou, a cada 15 dias, ligue-os e deixe funcionando por alguns minutos para conservar as pilhas em bom estado.

Além dos brinquedos, outros eletrônicos, como controles remotos e telefones, devem ser higienizados semanalmente. 

Veja também: Prateleiras e nichos para o quarto do bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário