Universo do Cuidado

24. outubro 2018

Como escolher o berço do bebê

Como escolher o berço do bebê

No mercado, existe uma grande variedade de berços. Para ajudar na hora da escolha, preparamos algumas dicas. Confira!

 

Selo de qualidade

Selo de qualidade

Os berços infantis são fabricados e importados somente atendendo aos requisitos estipulados pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Além disso, o selo é obrigatório para a comercialização do móvel. Portanto, para saber se o modelo escolhido é confiável, cheque se a peça vem com o selo e manual de instalação em português com instruções claras de como montá-la.

 

Modelo

Ao escolher um berço, é preciso levar em consideração o tamanho do móvel. O mais comum é o padrão americano, com medida interna de 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura. Uma opção menor é o berço nacional, cujo padrão tem 1,30 m por 60 cm.

Alguns berços possuem acessórios acoplados, como cômoda, trocador, gaveteiro e armário. Há também os que viram minicama e os desmontáveis, para viagem.

Além disso, algumas medidas são extremamente importantes: a grade lateral do berço deve ter no máximo espaçamento de 6,5 cm para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão.

O Inmetro ainda determina que a distância entre o estrado e as laterais do berço não pode ultrapassar 2,5 cm, para que a criança não prenda as mãos ou pezinhos. Para evitar que ela pule para fora do berço, a altura da lateral deve ser de no mínimo 60 cm.

Segurança

Partes destacáveis ou pontiagudas devem ser evitadas, prefira os berços com quinas arredondadas. Se o móvel tiver rodinhas, é importante que elas tenham um sistema de travamento para garantir estabilidade.

Caso deseje comprar um berço com grade móvel, é importante que o bebê não fique sozinho com a grade abaixada e que a altura seja regulada conforme o crescimento da criança. Verifique se a grade tem um deslocamento simples, que facilite o dia a dia dos pais, mas que seja firme o suficiente para impedir que o bebê a mova.

 

Colchão

Colchão

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos do Repouso, os colchões de berço devem ser de espuma e ter densidade 18. A maciez média permite acompanhar a curvatura fisiológica da criança.

 

Veja também: Cores no quarto do bebê

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário