Universo do Cuidado

21. maio 2018

Benefícios do leite materno para o bebê

Benefícios do leite materno para o bebê

O leite materno é muito importante para diversos aspectos da saúde da criança, como o fortalecimento do sistema imunológico, o crescimento e o desenvolvimento, já que é um alimento completo para o bebê. Conheça alguns dos principais benefícios da amamentação para a criança.

Oferece todos os nutrientes

Até os seis meses de vida, o bebê precisa somente do leite materno para se alimentar e se hidratar. Este leite contém os teores adequados de proteínas, carboidratos, gorduras e água, para cada fase da criança.

 

Facilita a digestão

Por ser facilmente digerido pelo intestino do bebê, o leite materno favorece a absorção adequada dos nutrientes. Isso faz com que a criança tenha a necessidade de mais mamadas, trazendo mais hidratação e aporte calórico para o seu organismo.

 

Reduz as cólicas

Por ser de fácil digestão, o leite da amamentação também auxilia na prevenção de gases e cólicas intestinais. Além disso, contém substâncias que protegem o intestino do recém-nascido.

 

Previne a anemia

O leite materno é rico em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, importantes para a produção de glóbulos vermelhos – células responsáveis pela oxigenação do sangue.

 

Fortalece o sistema imunológico

Por ter anticorpos produzidos pelo organismo da mãe, o leite materno traz defesas naturais para o bebê, protegendo-o de doenças como gripes, dores de ouvido, asma e pneumonia. E caso o recém-nascido tenha alguma doença, o corpo da mãe produz ainda mais proteínas e células de defesa no leite, o que auxilia na recuperação da criança.

 

Evita a diarreia

 As bactérias benéficas do leite materno compõem a flora intestinal, atuando como uma barreira de proteção e um regulador das funções do intestino do bebê.

 

Previne problemas cardíacos e obesidade

Crianças que mamaram durante a infância têm os riscos reduzidos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade, devido às propriedades anti-inflamatórias do leite materno.

 

Desenvolve o sistema nervoso

O DHA – tipo de gordura benéfica para o organismo, está fortemente presente no leite materno, atuando na formação de neurônios e favorecendo a memória, o aprendizado e a atenção. Essa gordura é um dos componentes do ômega-3, nutriente que previne problemas neurológicos como o TDAH e o Alzheimer.

 

Previne alergias

Bebês que são alimentados somente com o leite materno até os seis meses de vida têm menor chance de desenvolver alergias alimentares, como a do leite, soja, ovos e amendoim.

 

O Ministério da Saúde promove a campanha de apoio à amamentação no trabalho, para incentivar a mulher a continuar o aleitamento após o término da licença-maternidade. Saiba mais sobre: Ministério da Saúde.

 

Veja também: A presença do pai na amamentação do bebê

 

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário