Universo do Cuidado

16. abril 2018

5 dicas para aliviar as cólicas do bebê

5 dicas para aliviar as cólicas do bebê

As cólicas são muito comuns nos bebês, e acontecem por diversas razões. Mas seja qual for o motivo, existem formas simples e rápidas de atenuar esse desconforto. Confira a seguir dicas para aliviar as cólicas do seu bebê.

Massagem reconfortante

Massageie a barriga da criança em movimentos circulares por, no mínimo, 10 minutos. Para aumentar a sensação de conforto, utilize óleos de massagem próprios para bebês, recomendados por um pediatra ou dermatologista.

 

Movimente as pernas

5 dicas para aliviar as cólicas do bebê - BabyBoo

Com o bebê deitado de barriga para cima, pegue suas perninhas e movimente em círculos, como se estivesse pedalando. Isso vai fazer com que seu abdômen seja levemente pressionado, estimulando a liberação dos gases e proporcionando alívio.

Faça compressas

Passe o ferro quente em um pano limpo e coloque o pano sobre o abdômen do bebê. A diferença de temperatura ajuda a dissipar os gases. Antes de colocar o pano em contato com a pele do bebê, certifique-se de que está na temperatura ideal, que deve ser amena.

 

Acerte a posição

Uma ótima posição para o alívio das cólicas é colocar o bebê de barriga para baixo, apoiado no seu antebraço. Essa posição, além de acalmar, ajuda o pequeno a liberar os gases que o incomodam.

 

Previna a ingestão de ar

5 dicas para aliviar as cólicas do bebê - BabyBoo

Preste atenção se o seu bebê não está engolindo muito ar durante as mamadas. Logo após alimentá-lo, faça-o arrotar. Isso vai auxiliar a prevenir cólicas.

Com o passar dos meses, à medida que você vai conhecendo seu bebê melhor, pode identificar que técnicas são mais efetivas. Caso a criança chore com muita insistência mesmo após esses cuidados, procure seu pediatra para verificar se não há outro fator envolvido.

 

Veja também: 4 maneiras para exercitar a leitura com as crianças

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário