Universo do Cuidado

16. novembro 2018

Estimular a imaginação das crianças

Estimular a imaginação das crianças

Crianças e imaginação andam de mãos dadas, levando a grandes descobertas e inovações. O exercício de imaginar ajuda também no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Por isso é importante incentivar a criatividade dos bebês.

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia da Criatividade. Pensando nisso, preparamos esta matéria com dicas para estimular a imaginação das crianças. Confira!

Histórias

Histórias

Ao lermos e ouvirmos histórias, nosso cérebro imagina cada cena e personagem, fazendo com que a ficção ganhe vida em nossas mentes. Portanto, uma ótima maneira de ajudar o seu filho a desenvolver a imaginação é por meio das histórias.

Leia livros, compartilhe histórias que ouviu na sua infância ou crie a sua própria narrativa. Você pode, de maneira leve, expandir o repertório a eventos históricos e biografias, para enriquecer o conhecimento do seu filho.

Arte Arte

A arte ajuda a criança a desenvolver a sua autoexpressão criativa. Por isso, em vez de repreender o seu filho por ter pintado a parede de casa, encontre novas maneiras de realizar essa atividade sem danificar o cômodo. Você pode, por exemplo, designar uma parede da casa para ele desenhar com tinta acrílica lavável ou colar folhas de papel na parede. Além disso, dê a ele objetos que podem ser pintados, como caixas de papelão e vasos de barro, por exemplo.

Para os filhos mais velhos, é interessante inscrevê-los em aulas de arte ou artesanato. Leve-os para visitar exposições de arte e museus, pois observar telas e esculturas pode expandir a criatividade.

NaturezaNatureza

A natureza possui maravilhas capazes de ensinar muitas coisas ao seu filho. Olhem para um arco-íris, procurem constelações no céu, desenhem figuras na areia e observem peixes na água ou as folhas das árvores. Todas essas atividades ajudam a expandir a percepção das crianças.

Priorize momentos ao ar livre e incentive seu filho a brincar. Além de aguçar a imaginação e a criatividade, o contato com a natureza traz muitos benefícios aos bebês.

Curiosidade

Curiosidade 

A curiosidade traz muitos aprendizados. Portanto, responda às perguntas do pequeno, mas faça também questionamentos que possam ser respondidos de forma criativa por ele. Além disso, explorem respostas juntos, resolvam enigmas e criem frases de rima. Visite ainda novos lugares, para ensiná-lo sobre o mundo.

 

Veja também: Locais criativos para fazer uma festa infantil

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

3 Comentários

Deixar um comentário