Universo do Cuidado

24. abril 2019

Doula: o que é e qual o seu papel?

Doula: o que é e qual o seu papel?

O trabalho realizado pelas doulas ajuda a transformar a experiência do parto em um momento tranquilo e muito mais especial. Confira na matéria!

O que é uma doula e o que ela faz?

Doulas são mulheres que oferecem suporte físico e emocional para as gestantes em trabalho de parto. Estas profissionais ajudam a mamãe a encontrar posições e maneiras de aliviar a dor das contrações, fazendo massagens e compressas. Ajudam também a envolver e aproximar o pai do bebê, explicando ao casal sobre os procedimentos que estão sendo realizados.

O que uma doula faz - BabyBoo

Mas o trabalho da doula começa muito antes do parto. São marcados encontros para que a profissional conheça a gestante, explique as etapas do parto e ensine exercícios para preparar o períneo. Depois do nascimento do bebê, a doula auxilia os pais tirando dúvidas sobre o universo do recém-nascido.

Doulas e maternidades

Se você deseja a presença de uma doula no parto, é importante verificar se a maternidade em que você pretende dar à luz permite a entrada desta profissional.

Apesar de haver esta proibição em algumas maternidades, a atuação da doula durante o parto é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Como encontrar uma doula?

Como encontrar uma doula - BabyBoo

Você pode acessar o site Doulas no Brasil para encontrar uma profissional para acompanhar o seu parto. Além disso, é possível pesquisar em sites e blogs e pedir indicações de amigos, familiares e médicos.

Antes de escolher uma doula, procure conversar com ela para verificar se você sente confiança, se ela transmite bem o conhecimento e se a sua maneira de trabalho é adequada às suas necessidades.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o saco gestacional

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário