Universo do Cuidado

31. julho 2019

Dicas para o papai ajudar na gestação

Dicas para o papai ajudar na gestação

Embora as principais mudanças da gravidez estejam ligadas ao corpo da mulher, a experiência da gestação é compartilhada também com o papai, que tem papel fundamental nesse momento.

Confira algumas dicas de como os pais podem ajudar durante a gravidez.

A importância do pai

O primeiro passo para o papai ajudar na gestação é entender a sua importância nesta fase. É fundamental que o homem auxilie a mamãe, dando todo o apoio que ela precisa. Além disso, é neste período que o pai deve começar a estreitar os laços afetivos com o filho, conversando com ele ainda na barriga.

Dúvidas sobre a gestação

Dicas para o papai ajudar na gestação - Dúvidas - BabyBoo

Aprender sobre o assunto é uma das melhores maneiras de participar da gravidez. Para isso, pesquise na internet, leia livros sobre a gestação e os bebês, acompanhe a gestante nas consultas e esclareça as dúvidas com o médico obstetra. Além de compreender os sentimentos da mulher, você saberá como ajudar durante toda a gravidez.

Mudanças

É preciso estar preparado para as mudanças que poderão ocorrer neste período. É importante ser paciente, compreensivo e respeitoso, pois com a variação hormonal, a mulher pode apresentar um temperamento atípico.

Ajuda e suporte

Nos últimos meses da gravidez, as atividades práticas do dia a dia se tornam mais complexas para as gestantes e, por isso, todo suporte é bem-vindo. Mesmo que ela não peça ajuda, esteja atento a essas situações e de prontidão para auxiliá-la como puder. Lembre-se de manter a assistência no pós-parto também.

Dicas para o papai ajudar na gestação - Ajuda e suporte - BabyBoo

Tarefas básicas

Ainda durante a gestação, procure aprender os cuidados essenciais com o bebê, como trocar fraldas, dar banho, entre outros. Até mesmo a presença do pai durante a amamentação é uma forma de ajudar a mamãe.

Além dos cuidados com a gestante e com o bebê, auxilie nas tarefas domésticas e seja mais proativo na hora de tomar decisões referentes à organização da casa.

Momentos de descanso

Sempre que possível, proporcione momentos de descanso para a gestante. Existem muitas técnicas de relaxamento para mamães.

Veja também: Como estimular o bebê a falar

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário