Universo do Cuidado

21. fevereiro 2018

Cuidados com os primeiros dentinhos

Cuidados com os primeiros dentinhos

O primeiro dente do bebê nasce entre o sexto mês e 1 aninho de vida, em geral. A partir desse momento, os papais já podem levar o pequeno ao dentista. Porém, os cuidados com a dentição começam muito antes desse período.

Quando começar a limpar os dentes do bebê?

Comece a limpeza da gengiva antes do primeiro dentinho nascer e incorpore esse hábito na rotina da criança para que ela se acostume com as escovações futuras. Utilize delicadamente uma gaze ou fraldinha de pano molhada apenas com água filtrada.

A partir do nascimento dos primeiros dentinhos, mude para uma escova de dentes de cerdas macias e cabeça pequena. As embalagens especificam a idade adequada para cada tipo de escova. O hábito deve ser realizado duas vezes ao dia: uma de manhã, e outra à noite, antes de dormir.

Como escovar?

Coloque uma quantidade mínima de pasta de dentes apropriada para bebês, equivalente a meio grão de ervilha. Na escovação, faça movimentos suaves, tanto nas paredes internas quanto nas externas dos dentinhos, lembrando-se sempre de escovar também a língua.

Outros cuidados

Assim que as cerdas da escova começarem a se desgastar, troque-a. Consulte um dentista para saber qual a pasta de dentes ideal para as necessidades de seu bebê.

Também é importante ouvir a opinião do seu médico em relação à alimentação adequada ao pequeno, para que os dentinhos se mantenham sempre fortes e saudáveis.

E lembre-se: até os seis meses, o leite materno substitui a água, chá ou qualquer outra bebida para a criança, já que contém todos os nutrientes e hidratação necessários para o organismo. Também é um poderoso agente contra infecções, protegendo a saúde bucal dos pequenos.

Veja também: Como adaptar a casa para o bebê?

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

2 Comentários

Deixar um comentário