Universo do Cuidado

23. novembro 2021

Como ter tempo de qualidade com os filhos

Como ter tempo de qualidade com os filhos

Reservar momentos para estar presente com as crianças precisa ser uma prioridade na rotina dos pais. Para isso, listamos algumas dicas práticas de como ter tempo de qualidade com os filhos e fortalecer o vínculo com os pequenos.

Mais do que garantir segurança e boas condições de vida, é importante estar realmente disponível para as crianças sempre que possível. Assim, esse tempo de qualidade deve ser intencional, desvinculado de outras atividades que precisam ser feitas. Leia mais a seguir.

Energia positiva no início do dia

Começar o dia com alegria contribui para a produtividade ao longo das horas e é uma maneira de estimular nos outros uma atitude positiva. Pela manhã, interaja com seus filhos lembrando a eles o quanto são especiais para você e desejando um dia agradável.

Reserve um momento exclusivo para os filhos

Como aproveitar momentos com os filhos

Busque, diariamente, dedicar momentos para os filhos. Não precisa ser um horário determinado na agenda, mas nesses períodos procure fazer com que as crianças se sintam ouvidas e compreendidas. Você pode, por exemplo, brincar com os pequenos, servir uma sobremesa ou ler junto com eles. O intuito é que essa interação seja feita sem distrações ao redor.

Crie um momento especial

A comunicação com os pequenos deve ser encorajada, de modo que eles tenham espaço para buscar essa conexão. Durante as refeições em família ou antes de levar os filhos para a cama, crie um ambiente em que eles possam discutir suas experiências, sentimentos e opiniões. Assim é possível enriquecer o convívio e demonstrar carinho.  

Existem várias outras formas de se conectar com os pequenos, como compartilhar um hobby, pedir ajuda para os planos do fim de semana ou distribuir tarefas domésticas adequadas. São pequenas atitudes que farão com que você fique mais presente para os filhos.

Leia mais: Como incentivar a criança a ser mais independente

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário