Universo do Cuidado

17. setembro 2020

Como estimular a fala da criança

Como estimular a fala da criança

Durante as primeiras semanas de vida, os bebês manifestam suas vontades por meio dos sinais e expressões corporais, mas é comum que os pais sintam-se ansiosos para que a criança comece logo a pronunciar as primeiras palavras.

Para que o pequeno desenvolva suas habilidades com a fala, é preciso incentivá-lo, e a forma mais natural de fazer isso é conversando com o bebê.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago (EUA) identificou que ações não verbais são consideradas tão importantes quanto o bate-papo para desenvolver o aprendizado. Por exemplo, aponte para um determinado objeto enquanto explica à criança o que está sendo feito: “a mamãe vai pegar um livro”.

Na pesquisa, foram avaliados 50 bebês entre 14 e 18 meses de vida, que interagiam com os pais enquanto eram gravados por vídeo. As crianças cujos pais falavam mais palavras relacionadas ao contexto ou aos objetos em questão apresentaram um vocabulário mais amplo três anos mais tarde.

Saiba mais a seguir sobre como estimular a fala da criança com algumas dicas que podem ser implementadas no cotidiano.

como estimular a fala - SEPAC

Tom de voz

Sempre que algo é dito, a entonação de voz expressa a emoção daquele momento: alegria, tristeza, euforia. É importante que os pais aproveitem para praticar diferentes situações na frente do filho, como forma de ajudá-lo a decodificar as emoções.

Brinque bastante

As brincadeiras são grandes aliadas na hora do aprendizado. Além disso, auxiliam os pais a conhecer melhor a criança, percebendo cada nova reação ou movimento. Quando ela está se divertindo e fazendo uma atividade com prazer, ajude-a a explorar ainda mais aquele novo universo.

Narre tudo a sua volta

É importante que a criança observe e absorva o que a cerca aos poucos, para começar a compreender o mundo em volta. Aqui também vale o que foi dito antes sobre descrever as ações, seja durante as tarefas do cotidiano ou um passeio no parque. No momento de trocar a fralda, por exemplo, você pode nomear cada ação: “vou limpar seu bumbum”, “vamos colocar uma fralda limpinha”, “você vai ficar cheiroso”. São maneiras de acrescentar novas palavras ao vocabulário.

exercício fala criança - SEPAC

Conte histórias

Quando os pais conversam, leem ou cantam são formadas conexões no cérebro da criança, responsáveis pela construção da linguagem e pela capacidade comunicativa, mesmo nos primeiros meses de vida. Comece com textos de rimas diretas e, aos poucos, procure formas mais complexas. Vale ressaltar que a leitura deve ser empolgante, coloque emoção e pontue cada frase.

Praticar o desenvolvimento da fala requer dedicação e paciência, visto que cada criança tem seu tempo e maneira de aprender. Conversar, brincar, contar histórias e estar presente no dia a dia do pequeno sem dúvida colabora neste processo e no aprimoramento do vocabulário.

Leia também: Desenvolvimento da fala do bebê por idade

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

Deixar um comentário