Universo do Cuidado

19. novembro 2018

Como armazenar o leite materno

Como armazenar o leite materno

Sabemos que a amamentação traz muitos benefícios para o bebê. Mas como armazenar corretamente o leite materno? Confira a matéria que preparamos sobre este importante assunto.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, e mesmo depois de congelado é mais saudável do que qualquer outro tipo de leite.

Para armazená-lo, coloque-o em um recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias, ou em frascos ou sacos que possam ser esterilizados em casa e levados à geladeira, congelador ou freezer.

Como tirar o leite materno

  • Lave as mãos com água e sabão
  • Acomode-se em um local confortável
  • Massageie a mama com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares em volta da aréola
  • Para tirar o leite manualmente, coloque o frasco debaixo da mama e faça pressão para que as gotas de leite comecem a sair. Se for utilizar a bomba para a retirada, coloque-a na mama e ligue-a

Como armazenar

Como armazenar

Ao coletar o leite, coloque-o em recipientes próprios para essa finalidade, deixando um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o líquido. Em seguida, identifique cada um deles com data e horário da coleta.

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por, no máximo, duas horas. Na geladeira, o prazo de validade é de 12 horas.

Você pode também guardar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de -10 ºC.

Como descongelar

Como descongelar

A melhor maneira de descongelar o leite materno é retirá-lo do freezer e deixá-lo na geladeira. Caso seja necessário um procedimento mais rápido, aconselha-se descongelar o leite em banho-maria com água morna, agitando o vidro lentamente para misturar os componentes.

O leite materno nunca pode ser fervido nem esquentado no micro-ondas, pois o aquecimento excessivo remove os seus fatores de proteção.

O leite morno que sobrar deve ser descartado, enquanto o restante de leite descongelado e não aquecido poderá ser guardado na geladeira e utilizado no prazo de até 12 horas após o descongelamento.

 

Veja também: Lua de leite: o que é e como aproveitar

O Universo do Cuidado é um canal de informação da empresa SEPAC. Neste espaço, compartilhamos conteúdos sobre cotidiano, família, bem-estar e muito mais.

Acesse nosso site: www.universodocuidado.com.br/

1 comentário

Deixar um comentário