29 novembro 2021

Uso consciente: como elevar a eficiência energética do lar

Uso consciente: como elevar a eficiência energética do lar

Entre os hábitos sustentáveis e de consumo consciente que podem ser incluídos na rotina, as práticas de eficiência energética se destacam como um meio de aliar economia e contribuir com o meio ambiente. Confira abaixo quatro medidas para adotar no dia a dia.

Eficiência energética com iluminação otimizada

Na escolha do tipo de iluminação, substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes é um meio eficaz de economizar energia. O benefício é ainda maior com as lâmpadas de LED, que proporcionam economia de até 90% e têm vida útil 50 vezes mais longa em comparação às incandescentes.

Uma alternativa é recorrer a sensores que desligam as luzes automaticamente quando não há pessoas no ambiente, o que proporciona um melhor controle do consumo energético da residência. Para gerar ainda mais economia, recomenda-se otimizar a entrada de iluminação natural durante o dia, contribuindo ainda para o bem-estar e o conforto térmico nos cômodos.

Atente-se aos eletrodomésticos

eficiência energética dos eletrodomésticos

Uma dica que gera economia para a residência é optar por eletrodomésticos com certificação de eficiência energética. No Brasil, a regulação fica a cargo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), mas também há selos internacionais, como o Energy Star.

As certificações garantem que os produtos fabricados oferecem menor consumo de energia e, em muitos casos, redução da emissão de gases do efeito estufa e outros poluentes. Tudo isso sem interferência no desempenho.

O cuidado com os aparelhos, bem como sua correta manutenção, é igualmente importante. A geladeira, por exemplo, é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. Mas mantê-la higienizada, sem encostar na parede e com as borrachas de vedação limpas contribui para reduzir o consumo energético.

Materiais e isolamento

O uso de materiais sustentáveis ou com bom desempenho ambiental ajuda significativamente na redução da emissão de poluentes e no conforto da residência.

O vidro duplo nas janelas absorve calor durante o dia e o retêm ao longo da noite, mantendo a temperatura sempre agradável. Assim, é um grande aliado da eficiência energética e da vedação de fendas.

Hábitos sustentáveis no dia a dia

Outra tendência, comum na Alemanha, é o design passivo nas residências, capaz de reduzir em até 40% o uso de aparelhos para aquecer ou resfriar os interiores. Uma das práticas que ele inclui é o uso de claraboias, revestimentos de madeira e janelas que mantêm a casa bem iluminada, confortável e ventilada.

Além de minimizar os gastos energéticos da residência, métodos como esses reduzem a emissão de gases do efeito estufa, favorecem o consumo consciente e tornam o lar mais sustentável.

Leia mais: Âncoras de carreira: motivação profissional

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário