29 Janeiro 2018

Temperos e vegetais perfeitos para uma horta vertical

Temperos e vegetais perfeitos para uma horta vertical

As hortas verticais são ótimas opções para quem tem pouco espaço em casa e deseja consumir vegetais e temperos frescos. Varandas, pequenas áreas e até paredes tornam-se belas fontes de alimentos orgânicos que, além de deixar o ambiente aconchegante, ajudam a criar uma rotina mais saudável.

Planejando a sua horta

Primeiro, selecione a base para a sua horta vertical. Se o seu espaço é muito pequeno, não há problemas.. Você só precisará de um cantinho ou de uma parede. Lance mão de prateleiras, pallets, floreiras, garrafas PET e cachepôs para esse tipo de cultivo. Em seguida, escolha um local que receba luz natural – de preferência a da manhã – e que seja bastante arejado. A terra não necessita de água todos os dias, mas precisa estar sempre úmida.

Temperos perfeitos para horta vertical

O que plantar?

A variedade de temperos e vegetais que podem ser plantados é grande. Alecrim, almeirão, pimenta, cebolinha, hortelã, tomilho-limão, manjericão, salsa e coentro são exemplos de alimentos que duram o ano todo e dão um toque saboroso a molhos e outros preparos. Invista também em pimentão, tomate-cereja, couve-flor, alface e alho para deixar a sua hortinha ainda mais convidativa! Quando for escolher, o melhor é adquirir as mudas em vez de sementes, por serem mais fáceis de plantar.

Você pode nutrir a terra do vaso e tornar o crescimento mais saudável reaproveitando a água usada no cozimento de vegetais, sem sal nem óleo, para regá-la. Essa água propiciará ainda mais nutrientes para a hortaliça.

Temperos perfeitos para horta vertical

Hora de colher

Agora que seus temperos e vegetais cresceram é o momento de colhê-los para incrementar suas receitas e torná-las mais saudáveis e saborosas. Corte com uma tesoura, deixando o miolo (raiz) inteiro dentro da terra, para que a planta volte a se desenvolver acima dele. Cada tempero tem um cuidado específico, por isso, pesquise sobre as opções que escolheu para que possa cultivá-las da melhor maneira.

Temperos perfeitos para horta vertical

 

Aproveite todos os benefícios

Uma alimentação focada na saúde, com mais sabor e chás com propriedades medicinais são só alguns dos benefícios de se ter uma hortinha em casa. Seu cultivo é uma excelente atividade para reunir a família, ter contato com a natureza e tirar um tempo da rotina para relaxar em um canto tranquilo e cheio de charme.

Veja também: Jardim suspenso em casa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário