13 abril 2018

Sustentabilidade em casa

Sustentabilidade em casa

Ter uma casa que contribui com o meio ambiente é uma realidade possível e traz diversos benefícios a toda a população. Medidas sustentáveis propiciam economia e bem-estar e promovem a preservação dos recursos naturais do planeta. Confira as dicas a seguir.

Para que um lar seja considerado plenamente sustentável, deve-se atender a exigências técnicas desde a escolha dos materiais utilizados em sua construção até a tomada de decisões conscientes no dia a dia. Vamos falar sobre algumas destas.

O que fazer?

Quanto mais janelas houver em sua casa, melhor se aproveita a luz natural e a ventilação, minimizando a necessidade de luzes acesas e ventiladores. Ambientes sem muitas divisões de parede também oferecem essa vantagem. Nas janelas, a instalação de toldos e brises evita que o calor do sol incida diretamente nos recintos.

Sustentabilidade em casa

Para a iluminação, prefira as lâmpadas de LED, que duram muito mais que as convencionais, e são mais econômicas. Você também pode instalar um painel de energia solar para reduzir o consumo de energia elétrica.

Em seu banheiro, a descarga tradicional pode ser substituída por um vaso com caixa acoplada, que gasta menos água. Algumas têm duplo fluxo para controlar o volume liberado de água. Na pia, instale um aerador, que diminui a vasão de água, criando a sensação de maior pressão.

Também é possível coletar a água da chuva e aproveitá-la para a descarga, e até para regar o jardim, lavar o carro e o quintal. Para isso, basta instalar uma calha ou cisterna.

Sempre que comprar aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos, escolha os que têm o selo Procel, que indica melhor eficiência no gasto de energia.

Menos consumo, mais qualidade de vida

Diminuir a compra de objetos para a casa também é uma maneira de contribuir com o meio ambiente. Uma cadeira, poltrona ou sofá antigos podem ser restaurados, bastando uma pintura ou a troca de tecidos.

Também vale comprar móveis em lojas de usados. É possível encontrar objetos muito interessantes e compor ambientes diferenciados: basta usar o bom gosto e a criatividade.

Os caixotes de madeira e pallets se tornam prateleiras estilosas, além de sofás e até mesmo uma cama, e são uma tendência em muitos projetos de decoração para modernizar os ambientes. Este reaproveitamento de materiais é conhecido pelos designers como low-tech.

Reutilize embalagens como caixas de papelão, latas e vidros de geleia. Com uma pintura e o uso de adesivos, servem como organizadores de objetos. Você pode reaproveitar o rolo do papel higiênico, por exemplo, para fazer um porta-fones de ouvido totalmente personalizado. 

Valorize a produção local

Sustentabilidade em casa

Para ter uma vida mais ecológica, é preciso trazer a sustentabilidade também para a nossa alimentação. Prefira comprar frutas e verduras orgânicas que, além de serem mais saudáveis, impactam menos no ambiente na hora do cultivo.

É possível encontrar todo o tipo de alimentos, roupas e outros bens de consumo produzidos manualmente ou em pequena escala. O consumo desses itens traz mais economia e ainda ajuda pequenos produtores.

A sustentabilidade faz bem para você e para todos que estão à sua volta. Conte para nós: o que você faz em sua casa para contribuir com o planeta?

Veja também: Como descartar o lixo eletrônico?

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário