26 Fevereiro 2020

Saúde e sustentabilidade: cortina que purifica o ar dentro de casa

Saúde e sustentabilidade: cortina que purifica o ar dentro de casa

Você sabia que a poluição também pode afetar ambientes internos? Com o aumento da conscientização a respeito deste tema, algumas empresas têm pensado em soluções para entregar ar mais puro aos consumidores. Conheça a cortina que purifica o ar que é uma tendência para a decoração sustentável.

A cortina GUNRID, criada pela fábrica sueca de móveis IKEA, purifica o ar utilizando uma superfície tratada com minerais. Este tratamento permite que o tecido separe as toxinas poluentes sempre que há contato da luz interna ou natural.

Como a cortina que purifica o ar foi descoberta

A professora assistente de Engenharia Mecânica da Universidade de Colorado, Marina Vance, liderou uma equipe que realizava testes usando sensores e câmeras especializadas para verificar a qualidade do ar de um ambiente durante o período de um mês. Foi constatado que há agentes poluentes que atingem o interior das casas. Por isso, a empresa IKEA decidiu criar um objeto acessível e prático para ajudar a sanar este problema.

Universidades da Europa e da Ásia se juntaram à empresa para desenvolver a cortina, e agora abrem possibilidade de futuras pesquisas para criar tecnologias com o mesmo objetivo.

Como o dispositivo funciona

A cortina tem uma camada de fotocatalisador em seu tecido. Sempre que há incidência de qualquer luz, os contaminantes do ar são oxidados, resultando na entrada de ar limpo pela janela. A cortina deve ficar disponível para venda em 2021.

Necessidade de ar limpo

A ONU Meio Ambiente associou-se à Organização Mundial da Saúde e à Coalizão para o Clima e o Ar Limpo para administrar uma campanha mundial chamada Breathe Life (Respire a vida). O objetivo é conscientizar a população e as empresas sobre agir com sustentabilidade por um ar mais limpo para o mundo.

Você pode cooperar com pequenas ações que ajudam o planeta e contribuem com a limpeza do ar:

  • Faça caminhadas e ande mais de bicicleta.
  • Use o transporte coletivo e as caronas, para que um veículo leve o máximo de pessoas.
  • Pratique o minimalismo e o consumo consciente.
  • Reutilize.
  • Ajude a plantar árvores e mudas onde for possível.

É muito importante cuidar do meio ambiente e do ar. Opte sempre por empresas sustentáveis na hora de consumir produtos e serviços. Faça a sua parte por um mundo melhor.

Leia também: 3 inovações tecnológicas que estão contribuindo para um futuro mais sustentável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário