24 outubro 2017

Você sabia que estes materiais são recicláveis?

Você sabia que estes materiais são recicláveis?

O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo diariamente.. E, embora muitas pessoas e empresas estejam aderindo a um estilo de vida e de produção mais sustentáveis, a reciclagem ainda precisa de uma atenção especial.

Para deixar você sempre bem informado, selecionamos abaixo alguns materiais que, curiosamente, também são recicláveis.

Confira.

1. Entulhos de obras

Você sabia que estes materiais são recicláveis?

Areia, argamassa, telhas, metais e cerâmicas são alguns dos materiais que sobram depois de uma obra. Cerca de 95% destes resíduos podem ser reutilizados.

O ideal é reutilizar os escombros na construção civil. Pesquise por empresas que se responsabilizam tanto pela retirada dos resíduos, quanto pela sua reciclagem.

2. Resíduos de aveia

Você sabia que estes materiais são recicláveis?

Reciclar um material auxilia na redução de recursos usados na fabricação de novos produtos.

Um bom exemplo é a produção de aveia. Resíduos como cascas podem ser utilizados na constituição de biomassa para a produção de energia.

As sobras queimadas, além de diminuírem o consumo de combustível fóssil, reduzem a emissão de gases do efeito estufa em pelo menos mil toneladas. Além disso, são eliminadas quase 1.500 toneladas de cascas de aveia por ano, o que corresponde a aproximadamente 20% dos resíduos.

3. Óleo de cozinha

Você sabia que estes materiais são recicláveis?

O óleo usado também entra na lista de materiais recicláveis. Entre diversas alternativas, é possível transformá-lo em sabão, detergente, tinta e até mesmo biodiesel. Basta armazená-lo em um recipiente e levá-lo em locais que fazem a reciclagem.

4. Cartuchos de tinta e toner

Você sabia que estes materiais são recicláveis?

Cartuchos e toners podem demorar até mil anos para se decompor. Mas uma das maneiras de reutilizá-los é a remanufatura, pois impede que os suprimentos se tornem resíduos e aproveita a mesma embalagem já comercializada.

Se você for comprar um novo produto e precisa descartar o antigo, existem fabricantes trabalhando com programas de coleta. Algumas empresas recolhem os cartuchos e toners, enquanto outras solicitam o descarte em algum ponto determinado, geralmente indicado no site oficial das marcas.

5. Tênis

Você sabia que estes materiais são recicláveis?

Sabe aquele seu tênis velho de corrida? Acredite, ele também está na lista dos recicláveis. O material auxilia na fabricação de tatames de EVA, pistas de corrida, quadras e campos de grama artificial, e serve como combustível limpo para grandes fornalhas, como as de cimento.

Veja também: Plantas em casa: como tornar o ambiente mais saudável e acolhedor

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário