02 julho 2019

Madeira plástica: alternativa para reciclar garrafas PET

Madeira plástica: alternativa para reciclar garrafas PET

A madeira é um revestimento muito popular e que proporciona elegância e aconchego aos ambientes, mas a extração ilegal ainda é dominante em nosso país, acarretando na destruição de florestas nativas.

Uma alternativa para promover a sustentabilidade, evitando a derrubada de árvores e ainda reaproveitando resíduos descartados no meio ambiente, é a madeira plástica.

Estima-se que para cada 700 kg de madeira plástica uma árvore é preservada e mais de 180 mil sacolinhas são retiradas da natureza. O material é produzido a partir do PAD (Plástico de Alta Densidade), encontrado em frascos de xampu, amaciante e detergente, rótulos de garrafas e sacolas de supermercado, entre outros. Depois de ser triturado e transformado em grãos, o plástico já está pronto para ser convertido em madeira.

Além do produto em si, a produção da madeira também é 100% ecológica: retira resíduos do meio ambiente, evita o desperdício de água, pois a reutiliza na fabricação, e o material que sobra quando a madeira é aplicada em algum projeto retorna ao processamento.

Também chamada de madeira ecológica, ela permite as mais diversas aplicações, podendo ser utilizada em decks, pergolados, bancos e portões. É possível usá-la ainda para fabricar dormentes para ferrovias e tampas de bueiro.

Há várias vantagens da madeira plástica em relação à madeira natural: não atrai cupins, roedores ou aves; não retém umidade; é resistente ao sol, ao frio e também a produtos como cloro e solventes; e pode ser higienizada com água e sabão sem ter a sua qualidade comprometida. Para completar, tem vida útil longa, de 50 anos em média.

Em termos de preço, a madeira plástica ainda é 30% mais cara que a natural, porém, exige menos manutenção, por isso o investimento compensa a longo prazo.

Veja também: Tecido ecológico feito de casca de laranja

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário