03 Fevereiro 2020

Hortoterapia: o que é e os benefícios

Hortoterapia: o que é e os benefícios

O contato com a natureza pode ter um efeito bastante positivo para a saúde do corpo e da mente. Muitas pessoas optam por atividades ao ar livre para recarregar as energias e aproveitar os benefícios que isso promove. Nesse quesito, o conceito de hortoterapia tem se mostrado muito eficiente.

O cultivo de plantas e hortaliças em casa vem sendo estudado por cientistas da área da saúde mental. Isso porque a tarefa mostra-se muito eficaz no suporte ao tratamento de doenças. Atualmente, há diversos locais dedicados a essa prática, inclusive em lares de idosos.

A horticultura é democrática

É possível aproveitar os benefícios da horticultura de diversas formas. As pessoas podem simplesmente se sentar diariamente em um jardim, pomar ou horta e contemplar a natureza: observar o verde, sentir os aromas, deleitar-se com os sons dos pássaros e outros animais, colocar os pés na grama. Essa maneira de lidar com a natureza também é indicada às pessoas com cadeiras de rodas ou dificuldades de locomoção.

Por outro lado, a horticultura pode ser praticada de maneira ativa, incluindo revolver a terra, plantar, adubar e regar, o que permite sentir a natureza de maneira bastante tátil.

Benefícios da horticultura

Ao contemplar a natureza com os sentidos, a pessoa sente-se relaxada e calma, o que previne diversas doenças e promove um bom sono à noite. Para quem faz o plantio, é muito gratificante observar a beleza do que foi cultivado. Isso fortalece a autoestima e promove a sensação de ser útil, de aprender um novo ofício em conjunto. Trata-se de uma terapia ocupacional social com resultados bastante satisfatórios.

Benefícios físicos

A prática relaxa o corpo, melhora a atividade respiratória e a imunidade, desenvolve as habilidades motoras e reduz a frequência cardíaca.

Benefícios psicológicos e cognitivos

A hortoterapia estimula a memória e aumenta o foco, o bem-estar e a capacidade de autocontrole. Além disso, a jardinagem em grupo promove a comunicação e a interação, sendo um bom trabalho de socialização.

A horticultura é para todos

Todos podem se beneficiar da prática do plantio em casa, ou simplesmente da contemplação de ambientes verdes. Por isso, procure um local próximo a sua casa para manter-se mais perto da natureza e busque esse contato com frequência.

Leia também: Benefícios da água do mar para a saúde

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário