12 fevereiro 2021

Hábitos que colaboram para a preservação do planeta

Hábitos que colaboram para a preservação do planeta

O conceito de sustentabilidade diz respeito à preservação da natureza atrelada ao crescimento econômico e social. Assim, adotar uma postura sustentável é fundamental para que as próximas gerações possam também usufruir do que o planeta oferece, como ar puro e água potável, bem como preservar as espécies animais existentes.

Até mesmo os pequenos gestos diários são importantes para ajudar o meio ambiente, sobretudo quando mais pessoas apoiam a causa. No post de hoje, conheça alguns hábitos que colaboram para a preservação do planeta.

Transporte sustentável

São considerados transportes sustentáveis aqueles que geram menos impacto ao ambiente, promovendo um trânsito de menor fluxo. Isso inclui veículos com diversos passageiros, como os do transporte público, e os meios não poluentes, como a bicicleta, os patinetes elétricos e, naturalmente, as caminhadas.

As alternativas de transporte sustentável são uma forma de melhorar a vida na cidade, contribuindo com a preservação do meio ambiente, a fluidez na locomoção e um ar mais limpo para todos.

Economizar água

Você sabia que um banho de 15 minutos pode gastar de 45 a 135 litros de água? Além das já conhecidas dicas para economizar, como evitar banhos prolongados e fechar a torneira enquanto escova os dentes, você pode também checar a existência de possíveis vazamentos. A manutenção preventiva do sistema hidráulico pode contribuir para a redução de desperdícios.

reparo do banheiro - SEPAC

Dia sem carne

Atualmente, muitas pessoas optam por reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Mesmo que você não tenha aderido ao vegetarianismo ou ao veganismo, uma boa opção é instituir um dia da semana sem carne. Para se ter uma ideia, produzir um quilo de carne de frango gasta cerca de 3,7 mil litros de água. Esse volume sobe para 6 mil litros no caso da carne suína e para 17 mil litros para a carne bovina. Reduzir esse consumo pode ser o primeiro passo rumo a novos hábitos de vida.

Compostagem doméstica

Cascas e sementes de frutas e vegetais podem ser usadas para começar uma compostagem caseira e evitar o acúmulo nos aterros sanitários. Estima-se que com essa prática uma família pode reduzir em 70% o lixo gerado no dia a dia. Além disso, é possível obter um material rico em substâncias húmicas e nutrientes para um solo mais fértil para o plantio.

como fazer compostagem - SEPAC

Plástico biodegradável

As sacolas comuns podem ser substituídas pelas de material biodegradável, que também são recicláveis. As principais vantagens são:

  • Podem ser fabricadas a partir de plásticos reciclados
  • Durante a decomposição, produzem água, gás carbônico e biomassa, um excelente adubo para o solo
  • Não emitem metano (gás poluente) em sua degradação
  • Após serem descartadas, podem ser destinadas para a compostagem
  • Levam em torno de 18 meses para se decompor, ao contrário dos modelos comuns, que levam cerca de 100 anos

Dicas gerais

  • Na hora de lavar louça, evite deixar a água correndo, só abra a torneira para enxaguar
  • Ofereça carona aos seus colegas de trabalho ou faça rodízio de motorista
  • Evite comprar mercadorias com muitas embalagens
  • Tenha uma caneca no trabalho em vez de usar copos de plástico
  • Não descarte o óleo de cozinha na pia ou no lixo comum. Guarde-o em garrafas e leve-as a postos de coleta
  • Medicamentos também precisam do correto descarte. Informe-se sobre quais farmácias têm posto de coleta para recebimento de medicamentos vencidos
  • Use o máximo dos alimentos, incluindo talos, folhas, sementes e cascas. Essas partes podem ser utilizadas em diferentes receitas, o que ajuda a reduzir o lixo e o desperdício
  • Opte por marcas com consciência ambiental
  • Seja o exemplo do seu filho! Lembre-se de que as crianças aprendem muito mais com ações do que com o que você fala

Leia também: Medidas tecnológicas para ter uma casa mais sustentável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário