14 agosto 2020

Gastronomia sustentável: dicas para aproveitar os alimentos

Gastronomia sustentável: dicas para aproveitar os alimentos

É comum as pessoas descartarem as cascas, sementes, talos e raízes dos ingredientes durante o preparo de uma receita, mas essas sobras podem ser até mais ricas em nutrientes que as outras partes. Aproveitar os alimentos em sua totalidade é uma das principais intensões da gastronomia sustentável. Saiba como adotar hábitos alimentares mais sustentáveis no dia a dia.

As práticas sustentáveis na cozinha trazem melhorias para a população como um todo, além de benefícios ambientais e econômicos, tais como:

  • Diminuição na geração de resíduos
  • Redução no desperdício de alimentos
  • Valorização da agricultura familiar e sustentável
  • Consciência ambiental diante do estilo de vida atual

Reaproveite os alimentos

Com criatividade, é possível reaproveitar as sobras da geladeira em refeições que podem ser tão saborosas quanto o prato original. Para isso, pesquise receitas, crie, descubra novas cores e sabores. Adotar o consumo consciente na alimentação reduz o descarte e traz economia.

Ajude o mercado local

Uma boa prática que pode ser adotada e incentivada no dia a dia é o consumo de produtos de mercados menores e da agricultura familiar. Dessa forma, além de fomentar a economia local, você auxilia na preservação do meio ambiente e consome produtos de origem mais natural e saudável, evitando as grandes cadeias de produção e garantindo qualidade no alimento.

Talos, sementes, cascas e folhas

  • Os talos de agrião, beterraba ou brócolis podem ser usados em recheios de tortas ou salgados, bolinhos, patês, omeletes e até mesmo em saladas.
  • As sementes podem ser torradas e trituradas em uma farinha nutritiva para pães e bolos. Outra dica é assar as sementes de abóbora, que viram um delicioso tira-gosto. Para isso, basta secá-las ao forno com um pouco de sal.
  • As cascas costumam ser a principal parte descartada de frutas, legumes e hortaliças, mas podem ser reaproveitadas de diversas formas. As cascas da beterraba, por exemplo, ficam boas em suflês; as da abóbora ou da batata viram ótimos chips; e até mesmo as cascas de laranja, mamão e manga podem ser usadas para fazer geleias.
  • Folhas e raízes podem ser aproveitadas em patês ou como forma de incrementar as saladas. A dica é higienizar muito bem os alimentos antes do uso, dessa forma você elimina a maior parte das impurezas.
receita com casca alimentos - SEPAC

A gastronomia sustentável ajuda a usar o alimento integralmente, o que é benéfico para a sua saúde e para o meio ambiente. Coloque as dicas em prática e faça de cada refeição um momento de aprendizado.

Leia também: O que significam as cores dos alimentos

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário