22 janeiro 2020

Dicas para uma viagem mais sustentável

Dicas para uma viagem mais sustentável

O turismo sustentável tem tudo para ser muito prazeroso, além de representar uma oportunidade de proteger o nosso planeta. Neste contexto, 2017 foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Esta designação é muito importante e deve marcar todos os anos que estão por vir. Por isso, confira dicas e saiba como planejar uma viagem sustentável para as suas férias.

Reduza itens descartáveis

reusable silicone cups. folding cups. replacement of plastic cups

Ande com o seu próprio copinho reutilizável na bolsa ou mochila, substitua as sacolinhas de mercado por ecobags e dispense o uso de canudos.

Use transportes alternativos

Procure se hospedar próximo aos locais de visitação, para fazer mais caminhadas. A bicicleta também é uma excelente opção que, além de ecologicamente correta, faz bem para a sua saúde. Você também pode optar por metrôs e transportes públicos, alternativas econômicas para uma viagem sustentável.

Respeite a natureza

Ao fazer trilhas com vegetação preservada, procure caminhar pelo espaço já demarcado, respeitando os limites de transpasse. Leve uma ecobag para descartar o lixo e observe a fauna e a flora sem alimentar os animais.

Prefira destinos menos visitados

Aproveite suas férias em um destino menos turístico e fora do óbvio, para uma viagem com mais tranquilidade. Em vez de passar poucos dias conhecendo um mesmo lugar, opte por passar mais dias mergulhando em uma cultura diferente para observar mais do que consumir.

Valorize os produtores locais

Os itens feitos por produtores locais valorizam a cultura e a economia da região visitada, e têm uma fabricação ecologicamente mais limpa. Consuma alimentos típicos do lugar para uma imersão cultural verdadeiramente sustentável.

Escolha passeios naturais

Tenha contato com a natureza durante suas viagens. Faça trilhas, conheça rios, passeie em florestas preservadas e admire a riqueza da flora local. Esta ação é muito importante para que você se sinta mais próximo do meio ambiente e, assim, deseje sempre protegê-lo e fomentar essa ideia. O governo brasileiro tem um Mapa do Turismo Sustentável, que mostra diversas atitudes ecológicas do turismo, as quais vale a pena conferir para uma viagem sustentável.

As ações em prol do meio ambiente são muito importantes, e agora você já sabe que é possível cuidar do planeta fazendo algo muito divertido: viajar. Prepare suas malas, planeje bem seus passeios e cuide da natureza!

Leia também: 7 praias que devem ser visitadas no Brasil

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário