01 março 2019

Dicas para um Carnaval sustentável

Dicas para um Carnaval sustentável

Purpurina, serpentinas, latinhas e produtos plásticos são acumulados nas ruas durante o Carnaval. Por isso, especialmente neste período, é mais do que importante colocar em prática o conceito de sustentabilidade, adotando medidas para tornar a festa mais divertida e consciente. Confira dicas para um Carnaval sustentável.

Confete de folhas de árvore

Confete de folhas de árvore

Em vez de investir em algo que você vai jogar para o alto e descartar, que tal usar as folhas secas das árvores? Com um furador, faça bolinhas com as folhas.

Bioglitter

Bioglitter

Há alguns anos o glitter do Carnaval gerou uma grande discussão sobre os seus efeitos no meio ambiente. Isso porque são pedacinhos de plástico que demoram cerca de 400 anos para se decompor. Portanto, na hora de escolher os brilhos, escolha um bioglitter, que é até mesmo comestível para os animais marinhos, caso vá parar no oceano.

Banho com filtro de café

Para eliminar todo o glitter colado no corpo, além da fita adesiva, só um banho caprichado. E mesmo que você tenha apostado em um bioglitter, pode ser que você receba glitter de outras pessoas na rua, e é melhor evitar que chegue até o esgoto. Portanto, coloque um filtro de café no ralo e depois do banho descarte no lixo adequado.

Prefira latinhas a garrafas

O Brasil é o maior reciclador de latas de alumínio do mundo. Enquanto  muitas pessoas recolhem latas, as garrafinhas de long neck ficam abandonadas por muito mais tempo, além de provocarem acidentes quando quebradas.

Leve sua garrafinha e copo

Leve sua garrafinha e copo

Para diminuir o consumo de plástico com garrafinhas de água, leve a sua. Além de evitar produzir lixo, você economiza. Copos descartáveis também podem ser substituídos por copos de alumínio ou silicone.

Faça a sua fantasia

A indústria da moda tem grande impacto sobre o meio ambiente, por isso, seja criativo e faça você mesmo a sua fantasia de Carnaval, aproveitando o que tem em casa.

Descarte o lixo no lugar correto

Nunca é demais lembrar: lugar de lixo é no lixo. Por isso, procure fazer o descarte correto dos resíduos. Para facilitar, leve um lixinho com você, otimizando o tempo e deixando as mãos livres para curtir.

Veja também: Como ter uma rotina mais sustentável?

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário