12 junho 2019

Dicas para tornar a limpeza da sua casa mais sustentável

Dicas para tornar a limpeza da sua casa mais sustentável

Até mesmo uma simples faxina é capaz de impactar no meio ambiente, seja através da geração de lixo e contaminação por ativos químicos presentes nos produtos tradicionais, seja pelo desperdício de água e energia elétrica. Mas, com algumas mudanças na rotina, é possível deixar a limpeza da sua casa mais sustentável, saiba como.

Produtos de limpeza

Os produtos de limpeza convencionais possuem substâncias poluentes, além de ingredientes que podem prejudicar a saúde a longo prazo. Por isso, sempre que possível, é interessante substituí-los por opções biodegradáveis, que possuem matérias-primas de origem vegetal na composição.

 Outra alternativa é limpar os ambientes com produtos que você normalmente tem em casa, como bicarbonato de sódio, limão e vinagre.

Acessórios

Faça trocas inteligentes não apenas entre produtos de limpeza. Os sacos de lixo biodegradáveis, por exemplo, substituem as sacolinhas de plástico.

Dicas para tornar a limpeza da sua casa mais sustentável - Bucha Vegetal - SEPAC

A esponja de louça tradicional também pode ser substituída. Buchas vegetais, normalmente usadas no banho, são ótimas na cozinha e, após o uso, se decompõem naturalmente em uma composteira.

Água e energia elétrica

Para usar menos água na hora de limpar a casa, evite a mangueira e dê preferência aos baldes. Para economizar ainda mais, reutilize a água da máquina de lavar roupa.

Ao lavar a louça, use uma bacia com água e detergente para deixar panelas, pratos, copos e utensílios de molho e retirar a sujeira, abrindo a torneira para enxaguar tudo de uma só vez. Se você tiver uma pia com duas cubas na cozinha, feche o ralo de uma delas e use-a no lugar da bacia.

Dicas para tornar a limpeza da sua casa mais sustentável - Vassoura - SEPAC

Ainda que seja mais prático limpar a casa inteira com o aspirador de pó, o equipamento pode elevar significativamente o consumo de energia elétrica. Para ser mais sustentável, limpe o chão com uma vassoura, deixando o aspirador apenas para coletar o resto de poeira que você não conseguiu eliminar na primeira limpeza.

Veja também: Como fazer desodorante vegano e sustentável em casa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário