08 Janeiro 2021

Dicas para ter um jardim bonito e bem-cuidado

Dicas para ter um jardim bonito e bem-cuidado

Colocar as mãos na terra, germinar uma semente, vê-la crescer e florescer. Cuidar de um jardim em casa é uma forma de se aproximar da natureza, uma atividade terapêutica que desperta o prazer de transformar o espaço em uma área alegre e convidativa. No entanto, existem alguns segredos que tornam essa tarefa mais fácil. No post de hoje, conheça algumas dicas para ter um jardim bonito e bem-cuidado.

Escolha o local

As diferentes espécies de plantas possuem necessidades particulares, mas têm uma exigência comum para que cresçam saudáveis: um local iluminado e preferencialmente arejado. Para começar um espaço verde, avalie o solo e as condições de vento e sombra e pesquise as plantas mais adaptadas.

Em áreas pouco iluminadas, considere espécies que se desenvolvam com poucas horas de sol ao dia. Se houver muito vento, opte pelas plantas compactas, que serão menos afetadas.

Tenha as ferramentas corretas

Para obter bons resultados no cuidado com o jardim é necessário dispor das ferramentas adequadas. Os kits com luva, pá, garfo, regador e tesoura, à venda nos mercados ou lojas de jardinagem, são suficientes inicialmente para lidar com vasos e canteiros menores. Além disso, você precisará ter à disposição suprimentos como sementes e adubos.

homem cultivando planta em vaso - SEPAC

Preparando o solo

Depois de definir o espaço e conseguir as ferramentas essenciais, é hora de iniciar a limpeza do solo. Retire pedras, sujeiras, ervas daninhas e o que mais puder atrapalhar o crescimento das plantas. Utilize uma terra fofa e bem aerada, isso contribuirá para o desenvolvimento das raízes.

Nesse momento, também são recomendados substratos. O adubo melhora a fertilidade do solo e garante uma nutrição adequada das plantas. Adubos orgânicos são indicados por elevarem o teor de matéria orgânica da terra. Para fazer a adubação correta, o ideal é seguir as recomendações do rótulo.

Atenção à manutenção periódica

Cuidar de um jardim requer manutenções periódicas no espaço. A grama alta, por exemplo, afeta o crescimento de outras plantas, por isso, recomenda-se apará-la regularmente para manter a altura entre 5 e 9 centímetros. Galhos e folhas secas também devem ser retirados para garantir o desenvolvimento saudável e evitar o aparecimento de insetos indesejados.

mulher podando flores no campo - SEPAC

Cuidado e comprometimento

Semanalmente, acompanhe o desenvolvimento do jardim e verifique a saúde das plantas, para detectar possíveis pragas ou doenças. Se perceber algum sinal de que a planta não está saudável, busque informações a respeito da espécie para solucionar o problema e evitar que se espalhe.

Dicas gerais para ter um jardim bonito e bem-cuidado

  • Insira areia nos pratinhos dos vasos, isso evita o acúmulo de água
  • Deixe a terra fofa, não compactada
  • Pesquise a frequência de rega necessária de acordo com a espécie
  • Dê preferência por regas na parte da manhã, isso favorece o desenvolvimento das plantas
  • Caso o jardim seja grande, um sistema de irrigação pode ser uma boa alternativa
  • Faça podas regulares de acordo com a necessidade
  • Para um jardim de baixa manutenção, você pode optar pela decoração com pedras
  • Grama sintética em algumas áreas pode ser uma boa solução e exige pouco cuidado
  • Mantenha as ferramentas sempre limpas

Leia também: Como fazer vasos de cimento de vários modelos

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário