23 novembro 2018

Dicas para construir uma casa sustentável

Dicas para construir uma casa sustentável

A variedade de elementos que compõem uma casa sustentável vai depender de diversos fatores, como o custo. Ainda assim, é possível elencar algumas dicas para construir uma casa causando o mínimo impacto ao meio ambiente. Confira!

Observe o terreno e seu entorno

O clima do local e a área ao redor são fatores definitivos para a escolha dos materiais de construção. Sempre opte por preservar a vegetação original e deixar espaço adequado para a ventilação natural.

Trabalhe com rejeitos da obra

Todas as sobras podem ser reaproveitadas na própria obra. Madeira e tijolos, por exemplo, podem ser reciclados com máquinas específicas. Contudo, é importante calcular bem o projeto geral para reduzir a quantidade de rejeitos.

Revestimentos mais sustentáveis e conforto térmico

Revestimentos mais sustentáveis e conforto térmico

O drywall permite uma construção mais seca, sem desperdício de água, e utiliza madeira. Outras opções são: tijolos de demolição, parede dupla de tijolos ou tijolos de terra.

Tinta natural

As tintas naturais levam em suas fórmulas pigmentos de origem vegetal e mineral que, além de serem mais duradouros, não fazem mal à saúde.

Piscina ecológica

Caso queira construir uma piscina, é possível fazer isso de forma ecológica, substituindo o cloro e outro produtos químicos por plantas e pedras. Estas ficam ao redor da piscina e removem as impurezas da água.

Janelas e aberturas para ventilação e iluminação naturais

Estudos da posição do sol durante o inverno e o verão são importantes para o posicionamento das janelas, que permitirão iluminação e calor na quantidade certa durante todo o ano, dispensando o ar-condicionado, aquecedores ou calefação.

Reaproveitamento de água da chuva

Reaproveitamento de água da chuva

Reservatórios para armazenamento da chuva garantem economia. Você pode utilizar a água no jardim ou nas descargas.

Autossuficiência energética

Painéis fotovoltaicos transformam a energia solar em energia elétrica, diminuindo os gastos e sem emissão de CO².

Placas solares

É possível diminuir o consumo de gás em casa e utilizar água quente no banheiro e na cozinha com placas solares. Os painéis retêm o calor do sol e o armazenam em um reservatório próprio para esquentar a água.

Telhado verde

Além do visual muito bonito, o telhado verde diminui a umidade e a insolação sobre a casa, aumentando o conforto térmico.

Veja também: Como fazer compostagem em casa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário