13 julho 2020

Design biofílico: a aproximação humana da natureza

Design biofílico: a aproximação humana da natureza

Com a vida cada vez mais concentrada nas cidades e a redução de espaços verdes, algumas iniciativas vêm surgindo com a intenção de promover uma conexão mais profunda entre o ser humano e a natureza. O design biofílico destaca-se como uma forma inovadora de criar ambientes naturais, para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Design biofílico

“Biofílico” vem do grego bios (vida) e philia (amizade ou amor), isto é, “amor à vida”. A teoria da biofilia, desenvolvida por volta da década de 1990, reconhece que o ser humano é biologicamente codificado para se associar aos recursos e aos processos naturais, sendo fundamental para a saúde física e mental esta aproximação com o meio ambiente.

O conceito vem ganhando espaço e o design biofílico pode ser aplicado em áreas internas e externas da casa, escritórios e até mesmo grandes projetos e empreendimentos. O importante é integrar a natureza aos ambientes ou objetos de casa, para proporcionar essa conexão.

design biofilico- SEPAC

Mais produtividade e bem-estar

A aplicação do design biofílico auxilia na qualidade do ar e na redução dos níveis de estresse, melhorando a pressão arterial e a frequência cardíaca, enquanto promove bem-estar. Em ambientes de trabalho, pode contribuir com o desempenho e a produtividade.

Como aplicar o design biofílico

Paredes e telhados: o telhado verde funciona como um isolante térmico, reduzindo o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura à noite. As paredes, muros e fachadas verdes são perfeitos para melhorar a condição do ambiente, diminuindo o efeito do calor urbano.

Acesso à vista: outra possibilidade é a inclusão de pátios com árvores, plantas, vasos e fontes em projetos urbanos, como forma de proporcionar aos ocupantes vistas agradáveis e acesso à natureza.

Qualidade do ar: é comum em grandes centros comerciais as pessoas passarem parte do dia dentro do escritório e realizarem pausas para tomar um ar fresco. O design biofílico pode ser aplicado com a inserção de janelas, portas de correr com acesso a áreas externas, claraboias e sistemas de climatização HVAC que ajudam a promover uma troca de ar saudável.

Espaços de descanso: empresas estão descobrindo a necessidade de implementar espaços de descanso para que os funcionários possam recuperar as energias e retomar as atividades de maneira produtiva. Aproveitar essas áreas para reforçar o contato com a natureza é um modo assertivo de melhorar o ambiente de trabalho.

Matéria-prima: materiais e acabamentos possuem papel fundamental na aproximação com a natureza, seja nas cores, em pinturas que remetam à fauna e à flora, em painéis, imagens em murais, madeiras e plantas.

humano e natureza - SEPAC

Desfrutar de um ambiente verde, que promova a sensação de descanso e felicidade gera impactos positivo no dia a dia. O design biofílico busca satisfazer a necessidade inata do ser humano de contato com a natureza, visando bem-estar físico e mental.

Leia também: Conheça a telha hidropônica para o cultivo de plantas

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário