10 agosto 2018

Cozinha mais sustentável em cinco passos

Cozinha mais sustentável em cinco passos

Mudar alguns hábitos na cozinha pode ser benéfico para a saúde da sua família e a preservação do meio ambiente. Confira na matéria cinco atitudes sustentáveis para adotar no dia a dia:

Evite os plásticos

O plástico-filme, bastante utilizado na cozinha, pode transferir para os alimentos substâncias nocivas. Por isso, opte por recipientes que já possuem tampa.

Além disso, prefira potes de vidro ou esmaltados. Os de plástico são pouco sustentáveis e podem contaminar os alimentos.

Economize gás de cozinha

Sabemos que a água não ultrapassa os 100 ºC em condições naturais. Isso significa que alimentos não irão necessariamente cozinhar mais rápido no fogo alto. Sempre que possível, procure manter a chama no mínimo. Outra dica é utilizar a panela de pressão, esta sim diminui o tempo de preparo.

Descarte o óleo de cozinha corretamente

O óleo usado precisa ser destinado corretamente. Se descartado na pia, pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, como contaminação do solo, água e ar. Além disso, é prejudicial a muitos animais.

Você pode entregá-lo em locais que fazem a coleta desse material ou reutilizá-lo na produção de sabão, vela, etc.

Economize energia

Faça a manutenção periódica da sua geladeira, pois o eletrodoméstico desregulado pode consumir energia desnecessária. Além disso, retire o micro-ondas da tomada depois de utilizá-lo.

Use esponjas vegetais

As esponjas compradas em mercados são fabricadas com produtos derivados do petróleo. Portanto, permanecem muito tempo no ambiente depois de descartadas.

Já as buchas vegetais são feitas com fibras 100% naturais, ou seja, são totalmente biodegradáveis. Além de mais baratas, podem ser higienizadas e reaproveitadas após um determinado tempo de uso.

 

Veja também: Como limpar piso laminado

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário